Maioria na Cidade Maravilhosa é de pessoas com o dom de influenciar, comunicar ideias e transmitir boa impressão.

O dia 1º de março de 2017 marca os 452 anos da cidade do Rio de Janeiro, fundada pelo militar português Estácio de Sá em 1565. Ao longo de todo esse tempo, foi construída uma cidade que hoje é repleta de atrativos, do Cristo Redentor ao Sambódromo, palco de um dos carnavais mais famosos do mundo.

A Cidade Maravilhosa se destaca também pelas características da população carioca, que esbanja alegria, extroversão e receptividade. É o que constatou a pesquisa ‘Talento Carioca 2017’, realizada pela ETALENT com base na análise de 1.974 perfis de residentes na cidade no Rio de Janeiro.

Os dados foram obtidos por meio do inventário comportamental DISC ETALENT, preenchido por 1.017 homens e 930 mulheres naturais do Rio de Janeiro em idade economicamente ativa, através do sistema Etalent Pro, uma ferramenta online 100% brasileira capaz de avaliar com precisão e margem de erro inferior a 0,001% como são distribuídos os fatores comportamentais em cada uma das pessoas. O resultado da pesquisa apontou os talentos predominantes nos cariocas dentre os 36 talentos distribuídos pelos quatro fatores DISC: Dominância, Influência, Conformidade e eStabilidade.

Maioria de influentes e conformes no berço do samba
Quem visita o Rio consegue perceber o quão comunicativos são os cariocas. Essa facilidade de entrosamento e sociabilidade são características do fator Influência que podem ser vistas, por exemplo, nos blocos de rua em épocas de Carnaval. Da população residente na cidade, 36,16% são típicos “cariocas da gema” – extrovertidos e que buscam ser queridos por todos. Influentes e com poder de persuasão, preferem trabalhar em ambientes abertos, cercados de pessoas, e têm como meta profissional o reconhecimento e a fama.

Mas, podemos afirmar também que grande parte dos cariocas apresentam características dos conformes, já que 35,54% dos inventários resultaram em perfis enquadrados ao fator Conformidade da metodologia DISC. São pessoas detalhistas, perfeccionistas, que prezam pela qualidade, razão e lógica das coisas. Por isso costumam respeitar normas, padrões e procedimentos. Têm como meta profissional serem grandes e respeitados detentores do conhecimento na área em que atuam.

Enquanto os influentes e os conformes buscam reconhecimento profissional, os dominantes, que representam 15,15% dos cariocas, focam em alcançar altas posições e atingir o status quo. Eles são voltados para a ação, tomam decisões rápidas e firmes, com foco nos resultados. E o perfil que menos se encontra pela terra de Tom Jobim e Tim Maia é o dos estáveis: apenas 13,15% das pessoas que preencheram o inventário comportamental DISC ETALENT são tipicamente estruturadas e planejadoras, buscam estabilidade financeira para viverem com segurança e preferem trabalhar em ambientes organizados. São também bons ouvintes, acolhedores e dão muito valor à família.

Cariocas esbanjam talentos para a comunicação
Os dez talentos mais presentes nos cariocas, dentre os 36 talentos DISC ETALENT, fazem parte de perfis influentes e conformes. A maioria dos profissionais que vivem na Cidade Maravilhosa é de integradores, facilitadores, comunicadores, articuladores e participativos – talentos liderados pelo fator Influência; e de especialistas, criteriosos, orientadores e ordenados – liderados pelo fator Conformidade.

O integrador, talento da maioria dos cariocas (8,63%), representa pessoas justas em suas decisões e que enxergam os outros como bens preciosos. Eles se destacam pela facilidade em exercer atividades técnicas e têm o dom de influenciar, comunicar ideias e transmitir boa impressão. Motivam-se pelo reconhecimento e pela aceitação do público.

Os cargos a que os integradores têm mais aptidão são os de assistente de comunicação, decorador, instrutor de treinamento, supervisor de qualidade e editor.

Para saber mais detalhes sobre cada talento DISC ETALENT e descobrir o seu, acesse o site da plataforma MyEtalent. O mapeamento apresenta também um relatório comportamental que descreve como a pessoa se percebe, sugere as atividades que podem se adequar mais ao perfil dela, o que a motiva e como se comporta sob pressão, entre muitas outras análises.

Confira o infográfico com mais informações da pesquisa:

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Como encontrar o melhor candidato para sua vaga | Ebook GrátisPowered by Rock Convert
Ebook Gratuito Dinâmicas de GrupoPowered by Rock Convert