Foco em pessoas é uma tendência que veio para ficar no meio corporativo. Organizações competitivas sabem que manter seu Capital Humano feliz, satisfeito e motivado enquanto trabalha é fundamental para aumentar a produtividade. Além disso, é preciso desenvolver o talento dos profissionais, para que atinjam todo seu potencial. É aí que entra o Counseling, tema do nosso artigo de hoje. Confira!

 

O que é Counseling?

Counseling é uma abordagem profissional e pessoal com foco específico no desenvolvimento do ser humano. Utilizada por gestores que cultivam uma prática de Liderança Comportamental, visa a otimizar as competências dos seus liderados, especialmente as emocionais. É desenvolvida com atividades estruturadas de desenvolvimento e acompanhamento de resultados.

Basicamente, consiste em uma pessoa que, dotada de conhecimento técnico e experiência de vida (pessoal e profissional), aconselha de forma sistemática e dedicada o outro a tomar as decisões mais assertivas, que sejam benéficas para sua vida. 

Counselor e Counselee

Quem aconselha, chamamos de “counselor”; quem recebe o aconselhamento, chamamos “counselee”. 

Esta atuação pode existir de duas formas: 

  • Amadora: de maneira informal e aleatória; 
  • Profissional: de maneira sistemática e com frequência.

 

Origem do counseling

A aplicação do counseling é milenar; percebemos em todo o processo histórico a existência de aconselhamento em diferentes sociedades, desde os povos indígenas até as grandes coroas da idade média. 

Todavia percebemos sua atuação mais fortemente ligada à religião. Alguns teóricos atribuem a origem da técnica de counseling ao cristianismo, como uma ação natural dentro das comunidades eclesiásticas. Neste meio, se destaca a contribuição dada pelo Reverendo Presbiteriano Jay Edward Adams, professor e conselheiro. Entretanto sua abordagem foi criticada por seu grau elevadíssimo de subjetividade. 

 

Fundamentos do counseling

Você mesmo, leitor, em algum momento da vida serviu como conselheiro para alguém, orientando a tomar as melhores decisões. Em outras ocasiões, foi aconselhado, direcionado a fazer as melhores escolhas e evoluir em seu comportamento. 

Entretanto, foi o psicólogo Carl Rogers que fundamentou as características que hoje são usadas no desenvolvimento humano. A premissa básica do counseling é colocar o ser humano no centro de toda ação, antes mesmo do problema. 

Sua aplicação organizacional nasce no início da década de 1940 na Europa e fortemente nos EUA, onde existe a maior associação de aconselhamento no mundo, a American Counseling Association (ACA). No Brasil, a atuação da ACA é pequena – quase inexistente -, com pouca literatura especializada e serviços oferecidos.

 

Counseling, mentoring e coaching

Atualmente, um termo que ganhou maior evidência foi o coaching. Isso acontece devido ao grande equívoco de achar que tudo precisa de coaching… Geralmente, a confusão se dá porque pessoas não dotadas de capacidade para diagnosticar a necessidade da ferramenta, levando em consideração a carência do indivíduo, recomendam coaching, por ser algo da moda ou com a desculpa de que deu certo na empresa tal. Para tudo indicam o coaching, achando que esta ferramenta é a solução de todos os males, mas não é! 

O coaching é incrível em seus resultados, desde que aplicado para quem precisa de um processo de coaching. Não é difícil até mesmo os teóricos confundirem counseling, coaching e mentoring, já que estas tão poderosas ferramentas têm pontos em comum.

Mas basta observar com mais atenção que é possível perceber que existem diferenças alarmantes, e são justamente estas particularidades que definem seu sucesso no processo de desenvolvimento comportamental.

Não existe ferramenta melhor ou pior; todas elas apresentam resultados e impactos positivos dentro da organização. Mas reforço: se aplicadas de maneira prudente e ética, com responsabilidade e maturidade organizacional, sem modismos ou conveniências.

 

Características do Counseling

No que concerne ao counseling, seguem abaixo algumas de suas especificidades:

Quem pode ser um Counselor?

Uma pessoa com experiência profissional e pessoal, que tenha o conhecimento e a vivência no campo organizacional. Será necessária uma preparação para assumir o papel de counselor, para aprender as técnicas que precisam ser usadas nas sessões – em especial uma preparação para compreender a gestão comportamental aplicada.

Quem pode ser um Counselee? 

Profissionais talentosos que exercem cargos estratégicos dentro das organizações; o tipo de colaborador em quem vale a pena investir caro para aprimorar suas competências. 

Onde acontecem as sessões? 

Podem acontecer dentro da organização ou fora dela. Há casos em que o counselor percebe que fora do ambiente da empresa, as reflexões serão melhores e mais poderosas. 

Qual é o foco das sessões?

No ser humano e seu comportamento. Vale salientar que cada pessoa é única e isso se reflete no campo profissional. Assim, quando proporcionamos crescimento pessoal, também estamos proporcionando crescimento profissional.

Metodologia utilizada

O counselor possui conhecimento técnico na ferramenta para o desenvolvimento do colaborador. São realizadas sessões mensais com duração de 1 hora em média. Nestas sessões, são realizados aconselhamento e atividades de reflexão, além de ações após a sessão.

 

Counseling nas organizações 

É de extrema importância entender que, quando falamos de counseling organizacional, estamos falando de uma ferramenta de desenvolvimento humano com foco na pessoa dentro da organização. Isso porque existe também o counseling como ferramenta terapêutica, usada em sessões de análise psicológica. 

Para empresas

Quando uma empresa decide aderir a um programa de counseling, ela precisa ter em mente que é vital selecionar uma pessoa que seja referência dentro da organização para ocupar a função de conselheiro. Este profissional precisa ter não apenas a vivência, mas também um perfil gestor com foco nas pessoas, com sensibilidade, planejamento e interesse no desenvolvimento.

O inventário de perfil comportamental DISC ETALENT é etapa fundamental deste processo. Além disso, proporcionar meios para que o conselheiro possa conhecer e ter o domínio das ferramentas usadas em um processo de counseling organizacional com foco em liderança comportamental.

Para os colaboradores

No que diz respeito ao colaborador que receberá as sessões de aconselhamento, é necessário, antes de mais nada, entender se o caso requer um profissional que o aconselhe nas escolhas e decisões. Então, o primeiro passo é perceber a real necessidade do uso do counseling, para não correr o risco de usar o counseling, quando, na verdade, precisaria de um mentoring ou um coaching. 

Entendida a real necessidade, começa a conscientização do colaborador no sentido de entender o que é o counseling, como ele funciona, seu desfecho e seus resultados. Não é recomendável iniciar um processo em que estas informações não estejam claras para o aconselhado. 

Duração

Não há definição de uma data fixa para o fim de um processo. Existem médias de tempo, que pode ser renovado. Seis meses é uma média de tempo normal para uma primeira etapa; se houver necessidade de estender, isso poderá acontecer com tranquilidade, mas é importante ficar atento para não criar uma situação de dependência entre o counselee e o counselor.

 

Benefícios do Counseling

Os benefícios de um programa de counseling são inúmeros. A seguir, listamos 10 benefícios para os colaboradores que recebem sessões de desenvolvimento com esta ferramenta:

  1. Assertividade nas tomadas de decisões; 
  2. Maior alinhamento cultural;
  3. Maior relacionamento de parceria;
  4. Baixo investimento em treinamento; 
  5. Qualidade de vida no trabalho;
  6. Maior planejamento e controle; 
  7. Amadurecimento organizacional; 
  8. Maior capacidade de criação e inovação;
  9. Melhoria da carreira profissional; 
  10. Entendimento da real utilidade e contribuição para a organização.

Para a organização, os benefícios também são inúmeros, desde ter um colaborador mais motivado e engajado nos projetos da organização, até um profissional com a cabeça mais saudável psicologicamente falando. Estes ganhos por si já são maravilhosos e atestam a eficácia que um programa bem estruturado proporciona. Também são percebidos ganhos para o counselor, que vão desde prestígio dentro da corporação até o sentimento de dever cumprido em poder ter ajudado outro ser humano a se desenvolver.

O counseling, sem dúvida, é uma das melhores ferramentas para o desenvolvimento humano organizacional. Como vimos sua atuação beneficia a todos: quem recebe, quem aplica e a organização como um todo. A valorização do ser humano é o melhor caminho para ter uma organização competitiva em seus resultados e sempre gozando de sucesso. Quando aplicado de maneira adequada, estudada e planejada, o counseling ajuda organizações a atingirem os objetivos definidos. Vamos desmistificar aquele velho ditado que diz: “se conselho fosse bom, não se dava, vendia” … Conselho bom é conselho dado de coração e com razão.

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Dionízio Costa Jr.

Dionizio Costa Jr. é Consultor de Capital Humano na ETALENT. Torcedor do Clube Náutico Capibaribe, estuda Filosofia e Teologia. Nos tempos vagos, gosta de assistir séries e ouvir música.

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