Sonhar não custa nada”, já dizia o trecho do samba cantado por Paulinho da Mocidade. E não custa mesmo, né? Por isso todo mundo vai levando a vida enquanto sonha em ganhar na loteria, em comprar uma mansão, em ser uma estrela de Hollywood, e por aí vai. De fato, se acontecesse seria ótimo, mas não é feito nenhum esforço para que se torne realidade.

Sonhos ou objetivos?

Essa é a diferença entre sonhos e objetivos. Objetivo é aquilo que você realmente quer e acredita, e por isso se planeja para que aconteça. Nesse caso, não podemos dizer que não custa nada. Custa dedicação, mudanças, estudo, desenvolvimento. Isso só torna a conquista ainda mais prazerosa, mas para chegar lá é preciso querer de verdade.

Os sonhos não estão sob seu controle, os objetivos sim. Então separe um tempo para responder “o que eu desejo suficientemente para dedicar esforços?”. A pergunta parece simples, mas é complexa. Exigirá uma boa dose de autoconhecimento, mas será o ponto de partida para que você conduza o seu futuro em vez de deixar a vida te levar.


Hugo Freire

Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.

Todos os posts do autor