Você, certamente, já ouviu falar no caminho da Ecologia Humana, ou trilha verde, um conceito muito consolidado na área de Gestão de Pessoas. Em uma publicação anterior, explicamos da seguinte forma:

A ETALENT entende que o habitat primário do ser humano é seu próprio corpo, sua natureza essencial com a qual ele se relaciona com o mundo que o cerca.

Essa interação pode ser positiva, quando é fonte de energia e impulso para as ações e reações do ser humano frente ao seu contexto, ou negativa, quando mina sua energia e capacidade de lidar com o ambiente de forma produtiva.

Isso significa que a qualidade do relacionamento do ser humano consigo mesmo afeta diretamente sua relação com o ambiente imediatamente próximo, além dele mesmo.

É como se tratássemos da harmonia ou conflito entre dois ambientes – o interno e o externo, em vários níveis.

É disso, afinal, que trata a ecologia. Seres são parte do ambiente, seres e ambientes se relacionam, assim como ambientes e ambientes.

O caminho da Ecologia Humana

O caminho? A prática do Yoga

Pensando nisso, há alguns meses propus ao presidente da empresa, Jorge Matos, iniciarmos um projeto para que eu pudesse ministrar aulas de Yoga para os colaboradores, após o final do expediente.

Na realidade, esse era um pedido de muitos dos meus colegas, que sabiam da minha formação na área. Então, planejei como, quando e onde as aulas aconteceriam, fiz um levantamento dos interessados e enviei a proposta, que foi muito bem recebida pelo presidente.

Após a aprovação, demos início à divulgação interna e, no mês seguinte, nasceu o projeto Yoga na ETALENT.

Para a minha surpresa, durante o levantamento, cerca de 10% dos colaboradores haviam manifestado interesse.

No primeiro mês, 20% dos colaboradores estavam inscritos. Hoje, somos cerca de 30%.

A participação no Yoga ETALENT

Investimento na qualidade de vida

Esse projeto é muito mais do que um momento de relaxamento no final de um dia de trabalho, ele é um investimento na qualidade de vida do maior ativo da organização: as pessoas.

A prática trouxe vários benefícios que os próprios colaboradores relatam diariamente, como diminuição (ou mesmo ausência) de dores no corpo, decorrentes de má postura, e melhora na concentração nas atividades do dia a dia.

Inclusive há quem diga que sente falta das aulas quando não pode participar!

Yoga e a qualidade de vida

E não são apenas os praticantes que se beneficiam das aulas. É extremamente gratificante para mim, enquanto Designer Instrucional, utilizar meus conhecimentos para ter essa experiência com meus colegas, em que exercitamos técnicas para ter mais concentração e foco, melhorar a qualidade do sono, desacelerar pensamentos…

Um breve momento em que deixamos nossos problemas ou inquietações do lado de fora da sala e apenas nos concentramos em respirar.

Yoga e os benefícios à saúde

O poder da Ecologia Humana

Nós, da ETALENT, acreditamos que a Ecologia Humana vai muito além de contratar pessoas com o comportamento adequado às funções que irão desempenhar.

É também dar subsídios para os colaboradores utilizarem todas as suas competências para serem mais produtivos, é utilizar o comportamento a favor do autodesenvolvimento.

Yoga e o poder da Ecologia Humana

Por aqui, estamos fazendo a nossa parte para melhorar a qualidade de vida do capital humano de nossa organização.

E você? Tem alguma experiência parecida? Compartilhe conosco.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário: