Qual seria o grande segredo de uma empresa ser eleita, há mais de 16 anos consecutivos, como um dos melhores lugares para se trabalhar no Brasil? No caso do Magazine Luiza, esta resposta aparece na bem-sucedida estratégia de se investir na valorização do ser humano.

Apontada como uma das líderes do varejo nacional, a empresa conta atualmente com 24 mil colaboradores, em 3 escritórios, 9 centros de distribuição e 744 lojas distribuídas em 16 Estados brasileiros (Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste).

Para conhecermos melhor como funciona toda essa estrutura, conversamos com Telma Rodrigues, Diretora de Gestão de Pessoas do Magazine Luiza. Confira a seguir!

Telma Rodrigues, Magazine Luiza

ETALENT :: Quais são os principais desafios estratégicos para se garantir um desempenho de alta performance da área de Gestão de Pessoas?

TELMA :: Os desafios são diversos, mas uma preocupação constante que temos no Magazine Luiza é que o crescimento da empresa não deve nos fazer perder a cultura, nosso DNA, nosso jeito de ser.

Com o constante aumento de colaboradores, este desafio é algo que exige maior esforço e atenção, pois nossa cultura é um dos pilares da empresa. Estamos há 16 anos entre as melhores empresas para se trabalhar do Brasil e temos até um departamento de cultura em nossa gestão de pessoas, que procura difundir nossas práticas e valores para todo novo colaborador e cuidar para que todos sejam guardiões desses valores.

Outro grande desafio é o desenvolvimento dos líderes, pois são os responsáveis pela formação de equipes produtivas e que estejam alinhadas à cultura e objetivos estratégicos da companhia.

ETALENT :: O portal Gestão RH divulgou recentemente os resultados da premiação “Os RHs Mais Admirados do Brasil”. Dentre as empresas citadas, o Magazine Luiza aparece em destaque. Ao longo do tempo, quais fatores contribuíram para que a área de Gestão de Pessoas da empresa atingisse esse nível de excelência em seu trabalho?

TELMA :: Desde sua fundação, em 1957, em Franca (SP), faz parte dos preceitos do Magazine Luiza a necessidade constante de inovar, renovar e, principalmente, valorizar as pessoas, sejam elas clientes, colaboradores ou fornecedores. Mesmo antes de esse conceito ser mais difundido e praticado, nossa política de Gestão de Pessoas é baseada na valorização do ser humano.

Por ser uma empresa inovadora e ousada, adotamos práticas e valores para incentivar a equipe e realizamos uma série de programas que visam a dar qualidade de vida, capacitação técnica e evolução pessoal para que todos tenham uma visão de mundo mais ampliada.

Fomos pioneiros em vários programas de desenvolvimento humano, benefícios e meritocracia, além de mantermos total atenção ao clima organizacional e desenvolvimento de carreira, valorizando a “prata da casa”. Esse é o nosso principal diferencial e acredito que seja justamente por isso que conseguimos tal reconhecimento.

ETALENT :: A educação do comportamento vem ganhando extrema importância no gerenciamento de Talentos das empresas brasileiras. Que tipo de retorno o Magazine Luiza tem obtido ao investir em processos de autoconhecimento e autodesenvolvimento entre seus colaboradores?

TELMA :: Com os programas de Desenvolvimento, Assessment e Coaching, conseguimos ter líderes engajados, conscientes de sua responsabilidade e papel, e focados no resultado, contribuindo diretamente para a evolução e perenidade do Magazine Luiza.

ETALENT :: O Magazine Luiza e a ETALENT vêm desenvolvendo parcerias importantes na área de Gestão de Pessoas. Quais são os frutos já colhidos nesta parceria? E de que maneira os produtos da ETALENT tem ajudado a área de Gestão de Pessoas do Magazine Luiza?

TELMA :: A parceria nos proporcionou apresentar ferramentas para Assessment nas áreas e com isso seus líderes conhecerem melhor a equipe e o colaborador, criando planos de desenvolvimento com suporte de Gestão de Pessoas. Essa ferramenta também contribuiu para o colaborador se conhecer um pouco mais e com isso explorar seus pontos fortes e buscar recursos para os pontos a trabalhar.

A ETALENT também contribuiu fortemente nos processos de Seleção, auxiliando na análise do perfil comportamental, para a contratação de profissionais com perfil mais aderente ao cargo, além de orientar no desenvolvimento desses mesmos profissionais quando ingressam na empresa.

ETALENT :: Muitos profissionais de Recursos Humanos admiram o seu trabalho e o enxergam como um modelo a ser seguido. Qual mensagem você gostaria de deixar para esses profissionais que dedicam suas vidas à Gestão de Pessoas?

TELMA :: Fico muito honrada por isso e sinto que a responsabilidade aumenta ainda mais quando outros profissionais nos enxergam como modelo. Durante toda minha trajetória, alinhada com a cultura da empresa à qual trabalho há muitos anos, sempre apostei na valorização e no desenvolvimento do ser humano.

Trago como missão profissional, contribuir para que a área de Gestão de Pessoas seja reconhecida, além do seu papel estratégico na organização. Esta área é essencial para que as pessoas tenham a possibilidade de atingir seu potencial máximo e consigam se realizar como seres plenos.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Como encontrar o melhor candidato para sua vaga | Ebook Grátis