Uma pesquisa realizada pela ETALENT, com apoio da Catho, mostrou que 39% dos profissionais brasileiros se declaram felizes em sua atual ocupação. Os dados também apontam que o grau de satisfação no trabalho atingiu 61,3 pontos, em uma escala de 0 a 100.

A Pesquisa sobre Felicidade no Trabalho e Otimismo Profissional apresenta dados sobre a satisfação do brasileiro em relação ao emprego. Um dos principais pontos abordados é quão felizes os profissionais se consideram em cada uma das regiões do país.

Segundo os dados, a região Sudeste aparece como a menos satisfeita. A pontuação da área é de 60,4, abaixo da média nacional de 61,3 pontos. Na região Sul, o grau de satisfação com o trabalho atingiu 62,3 pontos. Nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste o índice foi de 64,4 pontos.

De acordo com Jorge Matos, presidente da ETALENT, o estudo aprofundado do perfil do candidato antes da contratação é um aspecto relevante para o aumento ou diminuição dos índices de satisfação no trabalho.

Analisar o comportamento do indivíduo e uni-lo com o comportamento que a vaga exige é fundamental para o processo de seleção ser eficiente. Dessa maneira, tanto a companhia como o candidato ficam satisfeitos” afirma Matos.

Outro ponto tratado na pesquisa é o nível mais alto de satisfação de profissionais com salários maiores. Segundo os dados, a média de satisfação dos profissionais que recebem abaixo de R$ 2 mil é de 58,5, enquanto quem recebe acima desse valor tem satisfação de 62,4 pontos.

Aspectos como as oportunidades de desenvolvimento, o ambiente, a rotina de trabalho, relacionamento com colegas e gestores, além da remuneração são os principais componentes da satisfação do profissional”, afirma Murilo Cavellucci, Diretor de Gente e Gestão da Catho.

A pesquisa também avaliou o nível de satisfação em relação a empresa em que o profissional atua. Em uma escala de 0 a 100, o índice ficou em 64,8 pontos.

Muitas pessoas se dizem infelizes em sua trajetória profissional, mas ao mesmo tempo confessam que não conhecem seu principal talento. Saber seu talento é fundamental para a felicidade na carreira, pois quando o indivíduo sabe qual cargo está mais de acordo com o seu perfil, mais perto ele está do sucesso”, conclui Matos, da ETALENT.

Sobre a ETALENT

A ETALENT é uma empresa de tecnologia especializada na gestão da mudança pessoal e na educação do comportamento. Desde 1987 vem desenvolvendo um conjunto de soluções inovadoras para potencializar o talento das pessoas e os resultados de organizações de pequeno, médio e grande porte.A empresa conta com uma equipe de 60 colaboradores e um universo de 2 mil clientes, dentre eles Petrobrás, Magazine Luiza, Coca-Cola, Vivo, Oi, Embratel e Rede Globo. Ao longo dos últimos anos, a ETALENT se consolidou como uma das líderes no desenvolvimento de projetos de atração, educação, gestão e manutenção de pessoas.

Sobre a Catho

A Catho é o site de empregos líder no Brasil e pioneiro no seu segmento. Com o objetivo principal de facilitar contratações, o site funciona como um canal entre os candidatos que buscam novas oportunidades e as empresas e consultorias de RH que buscam candidatos. Anualmente, mais de 1 milhão de profissionais utilizam a Catho e têm acesso a 1,8 milhão de vagas publicadas por cerca de 95 mil empresas. Utilizando cruzamento de dados, inteligência artificial e outras tecnologias, a empresa segue modernizando o processo de recrutamento e seleção do país e facilitando as contratações. Os profissionais ainda podem beneficiar-se de ferramentas gratuitas como o Guia de Profissões e Salários da Catho e conteúdos exclusivos com dicas de carreiras no canal da Catho no Youtube.

Mais informações:

Assessoria de imprensa ETALENT | mariana.campos@etalent.com.br | (21) 3344-6654 / 96462-0774

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Ebook Gratuito Dinâmicas de Grupo