São Paulo, 07 de março de 2016 – As pessoas estão mais pessimistas em relação a uma possível recolocação no mercado de trabalho em 2016. Segundo os dados de uma pesquisa da Catho, site líder de empregos do país, e da consultoria ETALENT, em uma escala de 0 a 100, em agosto do ano passado o otimismo por uma nova vaga era de 64 pontos, número que caiu para 61,7 na nova edição do estudo.

Analisando os dados, é possível notar que mesmo diante do início de um novo ano e a expectativa gerada por esse período, o brasileiro continua receoso em relação ao mercado de trabalho.

A crise econômica que bateu à porta do Brasil está assombrando muitas pessoas que antes tinham o fator tempo ou início de ano como ponto positivo. Esses números deixam essa mudança ainda mais evidente“, afirma Jorge Matos.

Embora o cenário pareça desfavorável a novas contratações, existem organizações que estão abrindo processos seletivos.

As áreas de saúde, financeiro, vendas e até mesmo o setor de agronegócios são setores que terão bom desenvolvimento no ano. Essas podem ser oportunidades interessantes para quem está à procura de um novo emprego”, afirma Murilo Cavellucci, diretor de gente e gestão da Catho.

Para Matos, da ETALENT, é importante que o profissional desempregado aproveite o tempo para adquirir novos conhecimentos. “O mais importante agora é que o indivíduo que está em busca de um emprego utilize o momento para investir em si próprio, seja através de leituras ou cursos, por exemplo”, diz Jorge Matos.

Sobre a pesquisa

A 2ª edição da Pesquisa sobre Felicidade no Trabalho e Otimismo Profissional foi realizada pela ETALENT, empresa de tecnologia especializada na gestão da mudança pessoal e na educação do comportamento, em parceria com a Catho e contou com 6.116 entrevistas realizadas via questionário eletrônico, entre os dias 26 de novembro e 12 de dezembro 2015.

Cada um dos aspectos que compõem o estudo é classificado em uma escala de 0 a 100 pontos, onde a escala 50 divide as barreiras entre otimismo e pessimismo, felicidade e infelicidade.

Sobre a ETALENT

A ETALENT é uma empresa de tecnologia especializada na gestão da mudança pessoal e na educação do comportamento. Desde 1987 vem desenvolvendo um conjunto de soluções inovadoras para potencializar o talento das pessoas e os resultados de organizações de pequeno, médio e grande porte.A empresa conta com uma equipe de 60 colaboradores e um universo de 2 mil clientes, dentre eles Petrobrás, Magazine Luiza, Coca-Cola, Vivo, Oi, Embratel e Rede Globo. Ao longo dos últimos anos, a ETALENT se consolidou como uma das líderes no desenvolvimento de projetos de atração, educação, gestão e manutenção de pessoas.

Sobre a Catho

A Catho é o site de empregos líder no Brasil e pioneiro no seu segmento. Com o objetivo principal de facilitar contratações, o site funciona como um canal entre os candidatos que buscam novas oportunidades e as empresas e consultorias de RH que buscam candidatos. Anualmente, mais de 1 milhão de profissionais utilizam a Catho e têm acesso a 1,8 milhão de vagas publicadas por cerca de 95 mil empresas. Utilizando cruzamento de dados, inteligência artificial e outras tecnologias, a empresa segue modernizando o processo de recrutamento e seleção do país e facilitando as contratações. Os profissionais ainda podem beneficiar-se de ferramentas gratuitas como o Guia de Profissões e Salários da Catho e conteúdos exclusivos com dicas de carreiras no canal da Catho no Youtube.

Mais informações:

Assessoria de imprensa ETALENT | mariana.campos@etalent.com.br | (21) 3344-6654  – 96462-0774

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Assine nossa newsletter | ETALENT