“Filho, arruma o seu quarto!”. Quem nunca ouviu essa frase que atire a primeira pedra. Assim como muita gente já deu (ou levou) bronca porque alguém não lavou a louça, deixou o sapato na sala, não arrumou o armário…

Só que aí depois de fazer de tudo para deixar o ambiente em casa bem organizado e até brigar por isso, a mesma pessoa chega no trabalho e se depara com uma mesa que tem uma pilha de papéis, uns dez bibelôs, vinte post-its grudados no monitor, um porta-canetas que só deve ter umas duas funcionando – dentre as milhares -, e acha tudo isso muito normal. Pior, acha um porre quando chega a equipe responsável pela implantação do 5S – programa de organização, limpeza e saúde do ambiente de trabalho: “Ai, lá vêm aqueles chatos”, exatamente como o filho pensa quando os pais o mandam arrumar o quarto, lavar a louça, não deixar sapato na sala.

E é aí que entra a pergunta que não quer calar: “Se a casa precisa estar limpa e organizada para que a pessoa se sinta melhor, por que no ambiente de trabalho seria diferente?”. Acredite, o simples fato de ter uma mesa arrumada pode diminuir o estresse, aumentar a produtividade, reduzir a ansiedade e, claro, melhorar a sua imagem, porque a mesa diz muito sobre você.

Por isso, separamos algumas dicas para ajudar a manter tudo em ordem:

1 – Descarte o que não será mais utilizado
Sabe aquele papel cheio de anotações da reunião que aconteceu no ano passado e cujo tema já nem se fala mais na empresa? Lixo!
E o post-it lembrando a consulta médica que já até aconteceu? Lixo! – aliás, que tal uma agenda para não deixar o seu monitor em clima de Carnaval o ano todo?
Aquele documento que você imprimiu só para fazer anotações e nem lembra mais? Lixo!
Enfim, tudo que ficou por ali só marcando presença e você não utiliza ou já existe em meio eletrônico, descarte.

2 – Utilize a gaveta
Mantenha em cima da mesa somente o necessário para exercer sua atual tarefa. O resto, deixe na gaveta. Fica muito mais fácil de achar o que realmente é essencial. E, afinal, gaveta é para isso mesmo, não é?

3 – Cuidado com os bibelôs
Ok, muita gente se sente melhor ao colocar sobre a mesa algo que lembre o filho, a família, o cachorro, etc. Mas nem por isso precisa levar a coleção dos bonecos da Marvel, lembranças de todas as viagens que já fez, o porta-retrato de cada ente querido. Sua casa é sua casa e seu trabalho é seu trabalho. Maneire.

4 – Deixe o seu porta-canetas mais clean
Ninguém consegue escrever com as duas mãos ao mesmo tempo, então por que manter milhares de canetas na sua mesa? Uma azul, uma vermelha e uma preta já suprem as necessidades de escrita de qualquer pessoa.

5 – Evite farelos
O ideal é nunca comer em cima do teclado, mas, às vezes, na correria do dia a dia, o lanchinho entre as refeições tem que ser feito ali mesmo, vapt-vupt. Nesse caso, forre a mesa com papel e limpe-a depois de utilizá-la para evitar baratas, formigas ou qualquer visitante indesejado.


Hugo Freire

Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.

Todos os posts do autor