Pesquisa recente de uma grande consultoria de RH, envolvendo 250 executivos brasileiros, apontou que apenas 18% acreditam trabalhar em uma equipe de alto desempenho.

O resultado é extremamente preocupante porque ressalta o vácuo existente na construção e gestão de equipes com Atitudes de Alta Performance, além da importância do uso de ferramentas de gestão adequadas.

Por isso, a gestão comportamental surge como um grande aliado para reverter este cenário. Assim como um time de futebol precisa equilibrar seu elenco com goleiros, zagueiros, laterais, volantes, meias e atacantes, uma empresa precisa saber com clareza e precisão quem pode exercer as funções de líderes, gestores, coordenadores, administradores, técnicos, assistentes, auxiliares e suporte.

Na ETALENT, trabalhamos com o conceito de Mapa de Talentos, que permite uma visualização rápida e objetiva dos talentos que integram o seu time. Para construir o Mapa de Talentos da sua equipe, vamos destacar 3 pontos essenciais que vão ajudar você neste processo. Vamos a eles:

DICA 1

As características comportamentais são os verdadeiros alavancadores das atitudes de alta performance. Ao se conhecer melhor, seu colaborador pode ser alocado em funções que têm mais a ver com a sua natureza e gostar ainda mais do que faz, tendendo a estudar e praticar mais. Por isso invista tempo e recursos no mapeamento do perfil comportamental de seus colaboradores.

A Pessoa e O Talento

DICA 2

Após mapear e descobrir os verdadeiros talentos de sua equipe, você terá a possibilidade de dividi-los pelos 36 talentos definidos pela ETALENT (ver imagem abaixo). Estes talentos representam, dentro da perspectiva comportamental, as competências e motivações das pessoas. Eles foram construídos a partir de combinações dos fatores DISC.

Mapa de Talentos ETALENT

DICA 3

Com este rico material em mãos, você terá a possibilidade de avaliar e gerenciar melhor sua equipe. Além disso, ele permite:

  • A construção de estratégias para atração de novos profissionais,
  • O remanejamento de funções,
  • A correlação dos Talentos com o planejamento estratégico da empresa,
  • A identificação dos pontos fortes e as lacunas existentes em seu time e muito mais.

Ao utilizar o Mapa de Talentos, os processos de gestão passam a contar com uma poderosa ferramenta para diagnóstico do grau de identificação dos times às necessidades e estratégias da organização. Caso precise de ajuda para implementar esta solução em sua empresa, peça orientação a um de nossos Consultores.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Assine nossa newsletter | ETALENT