Você tem o dom de se expressar, socializar com as pessoas, estimular todos ao redor e expor suas ideias com paixão? Se a sua resposta foi sim para a maioria das perguntas, é bem provável que você possua o Talento Comunicador.

Segundo dados da Pesquisa Talento Brasileiro, realizada pela consultoria ETALENT, o Talento Comunicador representa 3,98% da população, ocupando o nono lugar dentre 36 perfis possíveis. Se você ainda não sabe qual é o seu Talento, descubra gratuitamente por aqui.

Para ajudar as pessoas com o perfil Comunicador a utilizarem suas características comportamentais a seu favor, o Consultor Master da ETALENT, Sidney Frattini, separou 5 dicas:

Tenha em mente que nem sempre você vai convencer os outros
Procure avaliar os aspectos racionais das opiniões diferentes das suas. Você crescerá na qualidade de suas colocações e argumentos. Acostume-se a ceder, em algumas discussões, quando os pontos de discordância não forem críticos.

Busque equilibrar a disciplina com a necessidade de se relacionar
Pessoas com o Talento Comunicador gostam de estar em contato com pessoas, falar, criar relacionamentos… Mas às vezes isso pode trazer dificuldades com tarefas que exigem atenção. Por isso, treine sua capacidade de concentração e utilize dispositivos que possam ajudar. Quem sabe um fone de ouvido com música adequada?

Dê limite ao entusiasmo
Quando o entusiasmo é exagerado, pode roubar a atenção de todos ao redor, chegando, inclusive, a atrapalhar o foco no ambiente de trabalho. Procure utilizar um estilo um pouco mais formal quando falar sobre seus projetos para superiores ou pares. Reserve locais e tempos específicos para essas discussões, em vez de fazê-las em público a qualquer momento.

Não deixe de planejar o futuro
Os Comunicadores geralmente são focados no hoje, no Carpe Diem, o que não é defeito algum. Mas também é importante fazer planos por escrito para o futuro, que considerem diferentes cenários, com dados quantitativos. Você pode começar a praticar fazendo planos de metas para os próximos 6 meses.

Tenha paciência
Parar para realizar análises talvez não seja o forte de pessoas com esse perfil, o que pode dificultar até em ouvir os demais, entender as necessidades do outro. Por isso, o Comunicador deve prestar bastante atenção ao que as pessoas dizem antes de cortá-las com suas palavras. Faça isso no próximo diálogo com seus colegas, mesmo em ocasiões informais.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Como encontrar o melhor candidato para sua vaga | Ebook GrátisPowered by Rock Convert