Uma recente pesquisa afirma que apenas 39% do expediente de trabalho é produtivo, número bastante baixo. Para mudar esse quadro, é preciso investir no engajamento dos colaboradores, tornando-os mais comprometidos na busca pelos resultados.

Nesse processo, muitas coisas podem ser feitas. É possível melhorar a comunicação dentro da empresa, criar metas mais desafiadoras e ter uma melhor gestão do tempo. Sobretudo, é importante desenvolver um modelo de liderança exemplar, que coloca a “mão na massa”.

Pensando na importância desse assunto, criamos este artigo para você. Nele, vamos mostrar como melhorar o engajamento de funcionários, com dicas práticas. Continue lendo e fique por dentro do assunto. Boa leitura!

1. Estabeleça um propósito de atuação

O propósito é o que dá sentido ao trabalho e torna a empresa única no mercado. Quando ele é apenas ganhar dinheiro, fica difícil motivar os talentos. Por isso, deve-se deixar claro o “por que” da existência da companhia e seu propósito de atuação no mercado.

O propósito da cervejaria AmBev, maior do mundo, é o de “unir as pessoas por um mundo melhor”. A Natura, por outro lado, acredita que é possível promover o “bem-estar bem”. Isso inspira os funcionários à ação e subsidia conquistas exponenciais. Então, crie seu propósito.

2. Deixe claro os papéis e responsabilidades

É importante que todos os colaboradores entendam com clareza seus papéis dentro da empresa, bem como suas responsabilidades diárias. Com isso, é possível que eles tenham mais comprometimento e entreguem melhores resultados. Mas como fazer?

Tudo deve começar ainda no processo de integração de novos funcionários. É preciso apresentar o cargo e as principais competências demandadas por ele – o que deve o que e não deve ser feito. Além disso, é importante apresentar o organograma da companhia, explicando sobre os líderes e liderados.

3. Melhore o processo interno de comunicação

A comunicação é um elemento fundamental do negócio. Quando bem executada, contribui para a redução do número de erros, alinhamento e motivação dos colaboradores. Além disso, garante um clima organizacional mais agradável e transparente.

Para tanto, um dos pontos mais importantes é a implementação de novos canais de comunicação. Esses canais devem garantir que a mensagem chegue ao receptor com clareza. Como exemplos, é possível destacar: intranet, aplicativos mobile e murais de recados.

4. Construa uma liderança exemplar

A liderança pelo exemplo, hoje, é uma prática adotada em grandes companhias. O motivo é muito simples: o exemplo motiva os funcionários à melhoria. Não adianta apenas falar, repetir por diversas vezes o mesmo discurso, se os próprios líderes não são comprometidos.

Um líder exemplar é aquele que coloca a mão na massa, é o primeiro a chegar na empresa e o último a sair. E maisrespeita sua equipe, sabe ouvir e dar feedback a seus liderados. Com isso, é possível inspirar grandes resultados.

5. Tenha recompensas claras e desejadas

São muitas as empresas que estipulam metas complexas e cobram continuamente por resultados melhores, mas deixam de reconhecer e recompensar seus colaboradores por isso. Assim, cria-se um senso de injustiça dentro da empresa.

Além das comissões e bonificações, existem muitas outras recompensas, que são realmente inovadoras e de baixo custo para a organização. É possível optar por um almoço com o CEO, um dia de folga remunerado ou uma viagem de incentivo, por exemplo.

Veja se, ao aplicar essas dicas, será possível manter cada funcionário mais engajado e comprometido com os objetivos organizacionais. Assim, toda a companhia será beneficiada, tornando-se mais próspera, sólida e atraente em seu segmento de atuação.

Gostou do nosso conteúdo? Está pronto para melhorar o engajamento de funcionários? Agora, deixe que seus amigos também conheçam mais sobre o assunto. Compartilhe-o em suas redes sociais!

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Assine nossa newsletter | ETALENT