Atualmente, as organizações têm valorizado cada vez mais seus funcionários, com a intenção de reter os talentos, tendo foco na redução de turnover.

Para que isso ocorra, é extremamente importante desenvolver um bom processo de recrutamento e seleção, com boas técnicas de avaliação, e encontrar o melhor candidato para fazer parte da empresa.

Sendo assim, uma das maiores e mais frequentes pesquisas feitas por profissionais de recursos humanos é sobre como realizar um processo seletivo cada vez mais eficaz. Existem diversas técnicas que podem ser utilizadas no processo de recrutamento, mas o importante é identificar quais se encaixam nas características da empresa.

Para colaborar com o seu trabalho, além da Gestão do Comportamento, listamos aqui cinco técnicas acessíveis para obter êxito no processo de recrutamento.

1. Anúncio virtual de vagas

No momento atual, as mídias sociais e toda a sua tecnologia têm colaborado cada vez mais com os profissionais de todas as áreas.

Com a equipe de recursos humanos não é diferente. As técnicas de recrutamento são muito utilizadas e podem ampliar o alcance de possíveis candidatos com a divulgação das vagas nas mídias sociais.

É apenas preciso desenvolver uma boa descrição do cargo para a divulgação, para distinguir entre os candidatos que realmente têm interesse nas vagas e aqueles que tinham outras expectativas.

2. Análise de currículos

Com o recebimento dos currículos, é muito importante que o profissional encarregado do recrutamento tenha clareza sobre a vaga em aberto e o perfil que se encaixará nela.

Uma das técnicas de recrutamento é o desenvolvimento desse perfil, para cuja elaboração há necessidade da colaboração do gestor que será responsável pelo futuro ocupante da vaga.

Algumas características, como conhecimentos técnicos e competências comportamentais, são essenciais para ajudar durante a análise e eliminar os currículos que não se encaixam no perfil.

3. Pré-entrevista por telefone ou pela internet

A tecnologia está presente para facilitar o desenvolvimento de diversos ofícios.

Hoje em dia, muitos profissionais de recursos humanos têm usado como uma das técnicas de recrutamento, além do contato por telefone, também a chamada de vídeo pelas mídias sociais.

Esses métodos têm colaborado muito durante o processo, pois oferecem a oportunidade de reduzir o tempo e o dinheiro gastos.

4. Dinâmica de grupo

Além de ser uma ótima técnica pela qual é possível identificar aspectos comportamentais, intelectuais e sociais dos candidatos, também possibilita a avaliação de alta demanda.

Atualmente, é imprescindível um processo de recrutamento e seleção com a utilização dessas técnicas de recrutamento.

À medida que for desenvolvida da forma adequada, a atividade contribui para que a contratação seja bem-sucedida, encontrando um profissional capacitado e apropriado para a função.

5. Entrevista presencial

Durante o processo de recrutamento, as primeiras fases são destinadas a localizar os candidatos qualificados para a vaga em aberto a fim de serem encaminhados para a entrevista, momento em que os melhores candidatos serão ouvidos.

A entrevista presencial é uma das técnicas de recrutamento indispensáveis no processo, pois permite o contato frente a frente com o candidato, além de oferecer informações sobre a vida pessoal dele.

Para uma entrevista presencial eficaz, muitos profissionais de recursos humanos solicitam a colaboração dos gestores para participarem também dessa etapa.

Como vimos, é possível desenvolver um processo de recrutamento e seleção com atuações e técnicas simples. Dessa forma, conseguimos economizar tempo, aprimorar as avaliações e encantar os candidatos.

Gostou das dicas? Para ficar por dentro das atualizações do nosso blog, assine nossa newsletter.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Como encontrar o melhor candidato para sua vaga | Ebook GrátisPowered by Rock Convert