Essas ferramentas são fundamentais na otimização dos processos de capacitação e desenvolvimento dos colaboradores. Além disso, elas ajudam seus funcionários a encontrarem motivação na realização de suas tarefas e estarem engajados com o objetivo da companhia.
Selecionamos em nosso artigo as principais ferramentas que vão auxiliá-lo na gestão de pessoas da sua empresa e que podem trazer bons resultados para o seu negócio. Acompanhe!
1. Plataforma de gestão de comportamento
Ao trabalhar com uma plataforma de gestão de comportamento, a empresa está investindo no treinamento e capacitação de seus colaboradores. Por meio dela, as organizações podem aplicar processos para atrair, educar, desenvolver e manter seus profissionais conforme seus aspectos comportamentais.
Conheça os serviços prestados pela ETALENT que auxilia as empresas realizando treinamentos de gestão de comportamento voltados para os profissionais e os líderes. Nessa atividade, eles terão a oportunidade de conhecer os aspectos comportamentais da equipe para poder criar estratégias mais criativas, competitivas e rentáveis para a organização.
Além disso, os gestores estarão mais capacitados a criar melhores ações na hora de realizar processos seletivos, aplicar feedbacks e avaliar comportamentos e competências de seus liderados.
Os colaboradores, por sua vez, estarão mais confiantes e seguros na hora de desempenhar as suas tarefas, uma vez que o seu gestor passa a conhecer melhor o seu comportamento e a sua forma de trabalhar, podendo elaborar estratégias mais efetivas para cada um deles.
2. Pesquisa de clima organizacional
É uma das principais ferramentas na gestão estratégica de uma empresa pela possibilidade de identificar o grau de satisfação e motivação de seus colaboradores. Por meio do resultado dessa pesquisa é que a organização poderá criar ações que venham a contribuir para o crescimento e desenvolvimento dos colaboradores e para a melhoria da produtividade e qualidade da empresa.
A pesquisa organizacional pode ser realizada por meio de entrevistas ou preenchimento de formulários. Nela, seus colaboradores vão opinar sobre algumas situações da companhia e até sugerir ideias para melhoria. Essas informações serão tabuladas para que seja feita a coleta de dados.
A partir dessas informações obtidas, o responsável deverá fazer uma interpretação e análise estatística para elaborar um relatório final. Nesse documento, deve identificar os pontos fortes e fracos e o plano de ação que será executado para a melhoria do clima organizacional.
3. Avaliação de desempenho
A avaliação de desempenho tem como objetivo analisar a performance individual de seus colaboradores ou da equipe. Com essa ferramenta, a sua empresa poderá identificar, diagnosticar e analisar o comportamento de cada funcionário em um determinado período de tempo.
As informações comportamentais devem ser extraídas de uma ferramenta que mede todos os indicadores de performance. Com a avaliação em mãos, o gestor deve realizar uma conversa individual ou em grupo, analisando os resultados obtidos, aplicando feedback e orientando seu colaborador como corrigir uma determinada falha.
Com o resultado da avaliação de desempenho, tanto o setor de RH quanto o gestor conseguirão orientar adequadamente os colaboradores. Além disso, também saberão direcionar os treinamentos de forma que facilite o contínuo aprendizado e desenvolvimento do funcionário.
4. Programas de capacitação e desenvolvimento
Profissionais capacitados conseguem produzir mais e melhor, já que eles realmente se sentem aptos a realizar suas tarefas diárias. Com isso, a gestão de pessoas se torna mais efetiva dentro da empresa e o resultado pode chegar mais próximo do esperado.
Assim sendo, as companhias precisam investir em programas de capacitação e desenvolvimento de seus colaboradores. Existem no mercado diversas opções de ferramentas criadas apenas para isso.
Se a organização encontrar dificuldades para desenvolvê-las, deve deixar a responsabilidade nas mãos de empresas especializadas e focadas em ferramentas de treinamento. São elas que poderão auxiliá-lo melhor na gestão de pessoas.
Esse tipo de plataforma é fundamental para a melhoria do relacionamento entre empresa e colaborador, uma vez que permite criar ações que estimulam a competência e o desempenho dos funcionários, além de motivá-los e engajá-los no negócio da organização.
5. Programa de remuneração e carreira
É importante que a empresa tenha um programa de remuneração e carreira bem estruturado e transparente, pois é um grande estímulo para atrair e manter colaboradores dentro da empresa, já que o funcionário saberá quais os caminhos que ele precisa seguir para construir uma carreira sólida dentro da companhia.
As empresas precisam entender o programa de remuneração e carreira como um investimento e não como despesa, pois, se bem utilizada pelos gestores, terá um retorno significativo para os negócios da organização.
A ferramenta precisa ser desenvolvida conforme o direcionamento estratégico da empresa e deve estar atrelada às suas metas e objetivos, aumentando a satisfação e produtividade das equipes e garantindo resultados.
6. Feedback contínuo
O feedback é uma das principais ferramentas de gestão de pessoas e, quando bem aplicado, proporciona melhorias no ambiente empresarial. É por meio do feedback que o gestor pode avaliar as ações e resultados obtidos de um colaborador.
Quando um funcionário conhece e entende quais são os pontos que precisa melhorar, ele consegue buscar alternativas para corrigi-los. Da mesma forma, quando o colaborador tem conhecimento sobre os seus pontos fortes, ele saberá aprimorá-los na execução de suas tarefas.
A ferramenta de feedback contínuo é algo que precisa fazer parte da cultura da empresa. Por isso, a organização precisa garantir a participação de todos no processo e estimular em seus colaboradores o desejo de mudança.
Você percebeu que, para otimizar a gestão de pessoas dentro de uma empresa, é necessário investir em ferramentas adequadas para isso. Elas precisam fazer parte das ações estratégicas da sua organização para potencializar os resultados esperados.
Portanto, avalie a situação da companhia e veja quais ferramentas para gestão de pessoas serão mais condizentes com a proposta de trabalho desenvolvida pela organização para aplicar em suas equipes.