Trabalhar o capital humano dentro das empresas é algo que tem preocupado os gestores, já que o trabalho de capacitá-los e desenvolvê-los está relacionado ao sucesso dos seus negócios. Para auxiliar as organizações nesse desafio, foram criadas ferramentas para gestão de pessoas.

Essas ferramentas são fundamentais na otimização dos processos de capacitação e desenvolvimento dos colaboradores. Além disso, elas ajudam seus funcionários a encontrarem motivação na realização de suas tarefas e estarem engajados com o objetivo da companhia.

Selecionamos em nosso artigo as principais ferramentas que vão auxiliá-lo na gestão de pessoas da sua empresa e que podem trazer bons resultados para o seu negócio. Acompanhe!

1. Plataforma de gestão de comportamento

Ao trabalhar com uma plataforma de gestão de comportamento, a empresa está investindo no treinamento e capacitação de seus colaboradores. Por meio dela, as organizações podem aplicar processos para atrair, educar, desenvolver e manter seus profissionais conforme seus aspectos comportamentais.

Conheça os serviços prestados pela ETALENT que auxilia as empresas realizando treinamentos de gestão de comportamento voltados para os profissionais e os líderes. Nessa atividade, eles terão a oportunidade de conhecer os aspectos comportamentais da equipe para poder criar estratégias mais criativas, competitivas e rentáveis para a organização.

Além disso, os gestores estarão mais capacitados a criar melhores ações na hora de realizar processos seletivos, aplicar feedbacks e avaliar comportamentos e competências de seus liderados.

Os colaboradores, por sua vez, estarão mais confiantes e seguros na hora de desempenhar as suas tarefas, uma vez que o seu gestor passa a conhecer melhor o seu comportamento e a sua forma de trabalhar, podendo elaborar estratégias mais efetivas para cada um deles.

2. Pesquisa de clima organizacional

É uma das principais ferramentas na gestão estratégica de uma empresa pela possibilidade de identificar o grau de satisfação e motivação de seus colaboradores. Por meio do resultado dessa pesquisa é que a organização poderá criar ações que venham a contribuir para o crescimento e desenvolvimento dos colaboradores e para a melhoria da produtividade e qualidade da empresa.

A pesquisa organizacional pode ser realizada por meio de entrevistas ou preenchimento de formulários. Nela, seus colaboradores vão opinar sobre algumas situações da companhia e até sugerir ideias para melhoria. Essas informações serão tabuladas para que seja feita a coleta de dados.

A partir dessas informações obtidas, o responsável deverá fazer uma interpretação e análise estatística para elaborar um relatório final. Nesse documento, deve identificar os pontos fortes e fracos e o plano de ação que será executado para a melhoria do clima organizacional.

3. Avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho tem como objetivo analisar a performance individual de seus colaboradores ou da equipe. Com essa ferramenta, a sua empresa poderá identificar, diagnosticar e analisar o comportamento de cada funcionário em um determinado período de tempo.

As informações comportamentais devem ser extraídas de uma ferramenta que mede todos os indicadores de performance. Com a avaliação em mãos, o gestor deve realizar uma conversa individual ou em grupo, analisando os resultados obtidos, aplicando feedback e orientando seu colaborador como corrigir uma determinada falha.

Com o resultado da avaliação de desempenho, tanto o setor de RH quanto o gestor conseguirão orientar adequadamente os colaboradores. Além disso, também saberão direcionar os treinamentos de forma que facilite o contínuo aprendizado e desenvolvimento do funcionário.

4. Programas de capacitação e desenvolvimento

Profissionais capacitados conseguem produzir mais e melhor, já que eles realmente se sentem aptos a realizar suas tarefas diárias. Com isso, a gestão de pessoas se torna mais efetiva dentro da empresa e o resultado pode chegar mais próximo do esperado.

Assim sendo, as companhias precisam investir em programas de capacitação e desenvolvimento de seus colaboradores. Existem no mercado diversas opções de ferramentas criadas apenas para isso.

Se a organização encontrar dificuldades para desenvolvê-las, deve deixar a responsabilidade nas mãos de empresas especializadas e focadas em ferramentas de treinamento. São elas que poderão auxiliá-lo melhor na gestão de pessoas.

Esse tipo de plataforma é fundamental para a melhoria do relacionamento entre empresa e colaborador, uma vez que permite criar ações que estimulam a competência e o desempenho dos funcionários, além de motivá-los e engajá-los no negócio da organização.

5. Programa de remuneração e carreira

É importante que a empresa tenha um programa de remuneração e carreira bem estruturado e transparente, pois é um grande estímulo para atrair e manter colaboradores dentro da empresa, já que o funcionário saberá quais os caminhos que ele precisa seguir para construir uma carreira sólida dentro da companhia.

As empresas precisam entender o programa de remuneração e carreira como um investimento e não como despesa, pois, se bem utilizada pelos gestores, terá um retorno significativo para os negócios da organização.

A ferramenta precisa ser desenvolvida conforme o direcionamento estratégico da empresa e deve estar atrelada às suas metas e objetivos, aumentando a satisfação e produtividade das equipes e garantindo resultados.

6. Feedback contínuo

O feedback é uma das principais ferramentas de gestão de pessoas e, quando bem aplicado, proporciona melhorias no ambiente empresarial. É por meio do feedback que o gestor pode avaliar as ações e resultados obtidos de um colaborador.

Quando um funcionário conhece e entende quais são os pontos que precisa melhorar, ele consegue buscar alternativas para corrigi-los. Da mesma forma, quando o colaborador tem conhecimento sobre os seus pontos fortes, ele saberá aprimorá-los na execução de suas tarefas.

A ferramenta de feedback contínuo é algo que precisa fazer parte da cultura da empresa. Por isso, a organização precisa garantir a participação de todos no processo e estimular em seus colaboradores o desejo de mudança.

Você percebeu que, para otimizar a gestão de pessoas dentro de uma empresa, é necessário investir em ferramentas adequadas para isso. Elas precisam fazer parte das ações estratégicas da sua organização para potencializar os resultados esperados.

Portanto, avalie a situação da companhia e veja quais ferramentas para gestão de pessoas serão mais condizentes com a proposta de trabalho desenvolvida pela organização para aplicar em suas equipes.

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