Vivemos um momento de ebulição na economia do país e isso, claro, se reflete no mercado de trabalho, que está cada dia mais exigente e competitivo. Ninguém tem tempo e dinheiro a perder. Nesse contexto, um recrutamento eficiente é muito importante para o RH estratégico de qualquer empresa.

Afinal, um processo seletivo de sucesso evita muitos problemas futuros e contribui significativamente para os bons resultados do negócio. Isso porque o recrutamento ajuda a encontrar novos talentos, a identificar os profissionais certos para cada cargo e garantir um alto nível de qualidade do negócio.

Neste artigo, saiba quais as principais vantagens de investir em um recrutamento eficiente para sua empresa.

Otimização dos resultados

Otimizar é criar as condições mais favoráveis para chegar ao melhor resultado possível. Ou seja, com um processo eficiente de recrutamento, será possível agregar os melhores perfis para o cargo a ser preenchido. Sem perder tempo com profissionais que não estão aptos para a função ou não se enquadram na cultura da empresa, por exemplo.

Mais produtividade na empresa

Formar equipe equipes com pessoas alinhadas aos valores e aos objetivos da empresa, além de tecnicamente preparadas para encarar os desafios propostos, é sempre garantia de mais produtividade.

E é, justamente, em um processo de seleção sério e focado que são identificados esses novos talentos. Quando isso acontece, os resultados aparecem em um curto espaço de tempo.

Melhor relacionamento entre os colaboradores

Na hora do recrutamento são levadas em conta muitas variáveis. Uma delas é a maneira como o candidato se comporta em determinadas situações e reage no trabalho em equipe. Assim, é possível detectar de saída pessoas que não se adéquam ao perfil da empresa e direcionar esforços na contratação de alguém que vá contribuir para o clima organizacional.

Garantia de bom investimento

E quando falamos de investimento, falamos de tempo e dinheiro. Infelizmente, é muito comum longos processos seletivos acabarem por indicar a contratação de um profissional que em pouco tempo se mostra inadequado para a função. Desse tipo de erro decorrem grandes gastos (com questões trabalhistas) e até mesmo problemas com os clientes. Tudo isso pode ser evitado com um recrutamento eficiente e estratégico.

Como tornar o recrutamento eficiente?

O recrutamento eficiente tem sido o grande desafio das áreas de RH estratégico. Ele pode ser interno, reconhecendo talentos que já estão na empresa, ou externo, em busca de profissionais que estão no mercado. É fundamental, no entanto, que o recrutador conheça profundamente a empresa e as competências e os comportamentos desejados para as vagas.

Com as mudanças no mercado de trabalho, também os métodos de recrutamento se alteraram. Atualmente, nem sempre os meios mais tradicionais são efetivos. Então é fundamental que a área de Recursos Humanos se modernize, use as redes sociais a seu favor e tenha processos personalizados. Afinal, o que funciona para um negócio, pode não ser adequado para outro.

Você pode conferir o nosso quiz gratuito sobre RH Estratégico ou Operacional para saber como a Gestão de Pessoas é vista na sua empresa.

E se ainda tem dúvidas sobre a importância do recrutamento eficiente para o RH Estratégico, entre em contato com a nossa equipe. A ETALENT com certeza tem a solução ideal para o seu negócio.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Como encontrar o melhor candidato para sua vaga | Ebook Grátis