Guia Completo Metodologia DISC

A competência comportamental é a capacidade de integrar e identificar as próprias emoções, motivações e pensamentos, colocando-os de forma prática frente às situações do dia a dia.

O diferencial competitivo do profissional está em conhecer e saber gerir as próprias características. Compreender essas bases do comportamento humano é uma arma essencial para elevar a produtividade em qualquer empresa.

“A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos.” – Mahatma Gandhi

A Ecologia Humana do profissional

Vale lembrar que a maior parte da vida dos indivíduos é passada dentro do ambiente de trabalho. É importante buscar meios para que o sujeito:

  • sinta-se estimulado a trabalhar de forma mais eficiente
  • sinta-se mais motivado
  • tenha segurança financeira para si e sua família
  • possa ter condições de manter a saúde
  • tenha a sensação de utilidade social
  • crie formas de estimular sua criatividade profissional
  • tenha a sensação de realização profissional etc.

Conhecendo bem os colaboradores, a empresa oferece ações de treinamento e desenvolvimento eficientes. Essas ações realmente irão contribuir para o desempenho individual de cada colaborador.

“Os principais problemas enfrentados hoje pelo mundo só poderão ser resolvidos se melhorarmos nossa compreensão do comportamento humano.” – Frederic Skinner

A importância da análise comportamental nas empresas

A análise comportamental auxilia os colaboradores a gerirem seu próprio comportamento.

Nesse processo, os profissionais conseguem aumentar o seu autoconhecimento e, com isso, passam a usar em toda essência as suas fortalezas.

Como se não bastasse, uma empresa que faz análise comportamental e compreende seus colaboradores é uma instituição que retém talentos.

E tem mais: a organização também vira um lugar bem mais atrativo para se trabalhar!

Ou seja, além de reter seus principais profissionais, também chama a atenção daqueles que estão no mercado.

“Quando houver domínio sobre a ciência do comportamento, ela será a única alternativa para a sociedade planejada.” – Frederic Skinner

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário: