Quantas vezes em nossas vidas nos pegamos paralisados, pensando: “E agora, qual dessas opções devo seguir?”.

Nós fazemos nossas escolhas, e nossas escolhas fazem nossa vida. Se pararmos para pensar, as escolhas estão presentes tanto nas pequenas como nas grandes situações, e em todos os momentos do nosso dia a dia. Para algumas pessoas, decidir é fácil. Para outras, escolher é uma tarefa árdua, que requer tempo e, às vezes, nem com tempo a pessoa se sente satisfeita com sua decisão, e acaba se sentindo perdida, vazia. Mas por que isso acontece?

Diante desse cenário, saber quem você é, acaba sendo passo fundamental para saber aonde ir e de que forma trilhar essa caminhada. A falta do Autoconhecimento para a vida do indivíduo pode trazer consequências devastadoras, principalmente se as escolhas feitas forem baseadas em um “eu idealizado” e não no “Como eu realmente sou, como é minha essência”.

Conhecer a si mesmo auxilia de forma positiva qualquer que seja a escolha que o indivíduo venha a fazer em sua vida, desde as mais simples até as mais complexas. Quando eu sei qual é a minha natureza, saberei o que me dá realmente prazer, e qual escolha fazer a partir de então.

Não podemos esquecer que para cada escolha que fazemos na vida, uma renúncia naturalmente acontece, e esse sentimento de renunciar representa uma perda; nesse caso, não há solução, pois, de fato, a cada escolha que fazemos,outra opção fica para trás. Escolher é decidir entre um caminho ou outro. Porém, esse sentimento de “abrir mão” pode ser minimizado e consideravelmente compensado quando a escolha está mais de acordo com a sua essência.

É natural que o ser humano opte pelo que lhe dá prazer e procure se afastar do que lhe possa causar dor.

Fazer escolhas conscientes e alinhadas com seus verdadeiros valores e desejos mais profundos, em busca de um trabalho e uma vida com mais propósito, é de fato uma escolha de sucesso.

E é sempre bom lembrarmos que, como somos um produto de uma série de escolhas que fazemos ao longo da vida, o nosso futuro será produto das escolhas que estamos fazendo no presente. Desse modo, nós fazemos as nossas escolhas, e as nossas escolhas nos fazem.

Por Jorge Matos, presidente da ETALENT.


Hugo Freire

Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.

Todos os posts do autor