Se antes o currículo era a forma mais comum de se apresentar profissionalmente, hoje as novas ferramentas de comunicação digital oferecem diferentes formatos a quem deseja buscar um emprego.

Lançada em 2003, a plataforma de contatos profissionais Linkedin é hoje uma referência no meio corporativo, contando com 347 milhões de usuários no mundo, sendo 20 milhões deles apenas no Brasil.

Ganhando dois usuários a cada segundo, o Linkedin pode oferecer ótimas possiblidades de networking, pesquisa de vagas, prospecção e referências.

No entanto, conteúdos de qualidade duvidosa, como planilhas “mágicas” enviadas após o endereço de e-mail ser fornecido, frases atribuídas a autores que não as proferiram e imagens que pouco têm a ver com uma rede profissional tem se proliferado cada vez mais.

Dessa forma, como aproveitar ao máximo o que o site pode oferecer para a sua carreira? Confira os cinco passos abaixo:

1º passo: Perfil nota 10

Comece atualizando sua foto de perfil, com uma imagem adequada à sua comunicação profissional, com boa resolução e tamanho.

Uma imagem de capa também deixa a página mais agradável visualmente.

Lembre-se também de atualizar todas as suas experiências profissionais, adicionar competências e características comportamentais e trabalhos voluntários ou causas sociais com as quais que esteja envolvido.

2º passo: Seja encontrado facilmente

Use palavras-chave que tenham a ver com sua área de atuação.

A URL do perfil (endereço encurtado que leva direto ao perfil na rede) pode ser facilmente personalizada, trocando caracteres por termos específicos.

Além disso, utilize essas mesmas palavras em seu resumo pessoal e descrições, facilitando o trabalho de quem busca recrutar alguém com essas características ou formação.

3º passo: Troque recomendações

Após preencher as suas competências profissionais no campo destinado para isso, aproveite para recomendar as competências de seus contatos e, em casos especiais, escrever recomendações que ficarão visíveis para todos no perfil.

4º passo: Siga Influenciadores e leia artigos especiais

Quem tem um perfil no LinkedIn tem a possibilidade de publicar artigos que serão lidos por seus seguidores. Existem artigos sobre os mais diversos assuntos, permitindo que as pessoas curtam e comentem em cada texto.

O presidente da ETALENT, Jorge Matos, está sempre publicando artigos sobre autoconhecimento e talentosaproveite para conferir.

5º passo: Acesse todos os dias

Sim, o Linkedin é uma rede social como as outras, ou seja, você também deve estar atento para solicitações, mensagens e notificações.

Criar um perfil completo e deixá-lo lá, parado, não ajuda muito, certo?

Esperamos que as nossas dicas possam te ajudar. Quer mais conteúdo feito especialmente para quem busca autoconhecimento e autodesenvolvimento?

Siga a ETALENT e a Plataforma MyEtalent no Linkedin. Prometemos ótimas novidades!

Form CTA

Hugo Freire

Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.

Todos os posts do autor