O nosso perfil comportamental diz muito sobre nós.

Quando realizamos alguma função ou tarefa que está em desacordo com o nosso comportamento, tendemos a seguir por caminhos que não nos fazem nada bem. Ocupar esse lugar – muitas vezes, tóxico – nos leva a enfrentar uma batalha contra a falta de motivação, nos tornando profissionais insatisfeitos e pessoas infelizes.

Por isso, a importância de alinhar as nossas atividades com a nossa essência. Quando optamos por direcionar nossos esforços para isso, trilhamos a direção certa por um caminho de descoberta contínua e realização pessoal. Dessa forma, é muito mais simples alcançar um nível mais profundo de excelência e alta performance.

A sintonia entre paixão e aprendizado não é apenas uma questão de preferência pessoal, mas uma força que impulsiona nossa jornada intelectual. Quando nos dedicamos a algo que é compatível com nossa essência, ativamos uma sinergia única entre nosso comportamento e nossos tipos de inteligência.

E é este o segredo para desbloquear nosso potencial pleno: alinhar nossos estudos com aquilo que nos inspira. Assim, não apenas absorvemos informações, mas também as internalizamos, transformando-as em conhecimento vivo.

Ao cultivarmos essa conexão íntima entre nossa essência e nosso processo de aprendizado, florescemos a verdadeira excelência, a sabedoria e o autoconhecimento.

O desenvolvimento contínuo depende de nós, mas podemos lançar mão de ferramentas que facilitem esse processo. Sabendo disso, a ETALENT criou o Relatório do Talento, uma análise que possibilita o entendimento das forças e fraquezas, das motivações e do que é necessário aprimorar.

Form CTA

Jorge Matos

Presidente da ETALENT, empresa de tecnologia especializada na gestão da mudança pessoal e educação do comportamento. Formado em Administração e Mestre em Gestão de Negócios pelo ISCTE, foi professor da FGV e é autor dos livros Talento para a Vida e Talento Brasileiro.

Todos os posts do autor