Vivemos em uma sociedade que, frequentemente, valoriza a conquista material e o status acima de tudo. A busca incessante por sucesso financeiro e reconhecimento social passou a ser um objetivo primordial para muitos, fazendo-os trilharem caminhos que nem sempre estão em sintonia com a sua verdadeira natureza.
Não importa o salário recebido ou o prestígio que alcançado, se as ações diárias estão desalinhadas de quem realmente se é, cedo ou tarde, os impactos negativos dessa desconexão serão enfrentados.
No curto ou médio prazos, isso pode se manifestar como desmotivação, fobias, depressão e ansiedade. Essas são apenas algumas das formas pelas quais o corpo e a mente alertam para o desequilíbrio na vida.
A pressão para atender às expectativas externas pode desviar os profissionais do caminho da realização pessoal genuína. Quando negligenciados os verdadeiros interesses e necessidades em prol de uma suposta segurança financeira ou reconhecimento, o bem-estar e a felicidade ficam comprometidos.
Portanto, é preciso entender as individualidades de cada profissional, suas motivações e prioridades. A busca para alinhar a pessoa certa com o lugar certo deve ser o caminho para alcançar o que se deseja.
Por isso, a ETALENT criou o Essentia, um curso que ensina como potencializar a sua gestão de pessoas a partir do profundo entendimento do comportamento individual.
Você também pode gostar desses artigos
março 10, 2021
Guia completo da Metodologia DISC
abril 1, 2020
Os fatores DISC e o trabalho remoto
março 18, 2020
A escuta ativa na devolutiva individual comportamental
Jorge Matos
Presidente da ETALENT, empresa de tecnologia especializada na gestão da mudança pessoal e educação do comportamento. Formado em Administração e Mestre em Gestão de Negócios pelo ISCTE, foi professor da FGV e é autor dos livros Talento para a Vida e Talento Brasileiro.