Não seja o seu próprio inimigo!

Todos os seres humanos são imperfeitos e, por mais esforçados que sejam, falham em alguma situação. E, apesar disso ser algo normal, a busca incessante por ideais inatingíveis pode afetar a autoconfiança e a autoestima a ponto de impedir as pessoas de reconhecerem seus pontos fortes.

As falhas e os pontos a se desenvolver estão longe de serem sinais de fraqueza. Eles são oportunidades de evolução e de aprendizado. Compreender e abraçar as próprias falhas com compaixão e aceitação dá ao indivíduo uma visão de que é possível crescer.

A autoaceitação não significa ignorar os pontos de desenvolvimento, mas sim voltar as energias para ser sempre uma melhor versão como indivíduo. A jornada rumo ao sucesso pessoal e profissional envolve o entendimento de si mesmo, se conectando com o que o motiva, explorando os pontos fortes e aprimorando o que é necessário.

E a ETALENT tem a ferramenta ideal para ajudar nesse desafio. O Relatório do Talento possibilita que o indivíduo compreenda a própria essência a partir do autoconhecimento. Dessa forma, é muito mais simples se entender, se valorizar e superar a barreira do medo de falhar.


Jorge Matos

Presidente da ETALENT, empresa de tecnologia especializada na gestão da mudança pessoal e educação do comportamento. Formado em Administração e Mestre em Gestão de Negócios pelo ISCTE, foi professor da FGV e é autor dos livros Talento para a Vida e Talento Brasileiro.

Todos os posts do autor