Não dá para não encarar a realidade: o momento econômico do país não está nos seus melhores dias. Como em toda crise, há sempre aquelas empresas que são beneficiadas e aquelas que são prejudicadas. Mas, independentemente do ramo de negócios da sua companhia, tem atitudes a serem tomadas que podem amenizar esse momento. Confira a nossa lista com seis dicas:
1 – Não deixe as pessoas para segundo plano
Um dos primeiros cortes que costumam ocorrer quando o cinto aperta é em gestão de pessoas. Mas o feitiço pode virar contra o feiticeiro e acabar gerando ainda mais gastos. Turnover, baixa produtividade, demissão… Se você trabalha na área já sabe como essas coisas são onerosas. Por isso, é preciso olhar para os profissionais da sua empresa a fim de identificar formas de eles trabalharem mais felizes, produzirem mais e gerarem menos rotatividade. “Nesse sentido, a questão comportamental é fundamental para que as pessoas certas atuem nas funções certas e os gestores tenham mais conhecimento acerca de sua equipe para desenvolverem e criarem um bom clima de trabalho”, afirma Igor Matos, Vice-presidente da ETALENT.
2 – Realize campanhas internas contra o desperdício
Criar na equipe uma consciência sobre a boa utilização dos recursos da empresa é uma ação que deve estar em pauta sempre. Mas em momentos de crise isso se torna ainda mais importante. Pode não parecer, mas gastos com impressão, telefonia e luz têm uma alta representatividade nas despesas de uma companhia. Geralmente, as pessoas acabam economizando naquilo que lhe dói o bolso, ou seja, em casa. A empresa deve reforçar a responsabilidade de cada um na melhor utilização possível de seus recursos e identificar sempre que isso não ocorrer. Ações como desligar o monitor na hora do almoço, apagar a luz do banheiro ao sair e evitar imprimir documentos que realmente não sejam necessários pode fazer a diferença. Metas de economia para serem batidas em conjunto podem funcionar bem.
3 – Promova a transparência
Pior do que passar por um momento econômico difícil é passar por isso sem saber o dia de amanhã. Evite deixar os colaboradores da sua empresa em um clima de tensão, pois isso pode afetar e muito o ambiente e a produtividade. Se for preciso realizar gastos e mudanças, comunique às pessoas. Essa transparência também faz com que elas se sintam valorizadas e respeitadas.
4 – Fique de olho nas empresas que estão bem no mercado
Se muitos clientes estiverem com dificuldades de negociar com a sua empresa porque estão com pouca verba, talvez seja o momento de verificar quais são as organizações que mantiveram bons resultados ou até cresceram para prospectá-las. Mas é claro que é preciso antes entender se o seu produto ou serviço realmente pode ser interessante para elas.
Essa dica se refere a abrir novos caminhos, mas nunca se esqueça de cuidar também daqueles que já são fiéis e gostam da sua marca.
5 – Saia da zona de conforto
Será que não está na hora de começar a abrir novas frentes que possam beneficiar outras empresas nesse momento difícil? Pode ser que sim, pode ser que não, tudo vai depender do ramo de atuação da sua empresa e daquilo que está dentro de sua expertise. Mas momentos de crise costumam gerar inovação, de repente esse pode ser um deles.
6 – Faça uso de ferramentas que podem ser aliadas
Assim como a sua empresa pode criar uma solução para ajudar aquelas que passam por um momento difícil, há muitas que são capazes de contribuir para a sua realidade. Hoje a gama de tecnologias e consultorias que podem ajudar é enorme. Você não deve encará-las como gastos, e sim como um meio de diminuir as despesas e melhorar os resultados.
Se a sua empresa ainda não é um cliente ETALENT, veja aqui como podemos ajudar o seu negócio.
No vídeo abaixo, a sócia-diretora da Eleve Consulting e embaixadora da ETALENT Shana Wajntraub explica como gerenciar equipes em tempos de crise:
Você também pode gostar desses artigos
outubro 23, 2024
Como conviver com os perfeccionistas?
outubro 16, 2024
A resistência à mudança das pessoas te enerva
outubro 9, 2024
Como é conviver com uma pessoa prolixa?
outubro 2, 2024
Você já se sentiu intimidado por uma pessoa Dominante?
março 10, 2021
Guia completo da Metodologia DISC
Hugo Freire
Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.