O setor de recrutamento e seleção de uma empresa é um dos mais importantes: ele é o responsável por encontrar os talentos ideais para cada cargo. Isso significa que, se houver a contratação de uma pessoa adequada, os processos fluirão normalmente e a organização trilhará rumo ao sucesso.

Mas, caso aconteça a contratação de alguém que não tem as habilidades necessárias, será um imenso problema, você concorda?

Por isso, as empresas estão investindo, cada vez mais, em processos automatizados para o recrutamento e seleção de pessoas, tendo como objetivos facilitar e melhorar as condições de trabalho no setor de Recursos Humanos.

Quer saber se esse é o processo mais adequado para a sua empresa? Confira a resposta a seguir com alguns de seus benefícios!

Agilidade

Com uma plataforma para recrutamento e seleção, você traça o perfil do candidato, inserindo todas as informações essenciais para o cargo e projetando a arquitetura do mesmo.

Depois de ter traçado esse perfil, de forma muito ágil, o sistema automaticamente seleciona os melhores currículos, evitando que você receba em sua caixa de e-mail milhares de candidatos inadequados.

Triagem facilitada dos candidatos

Depois que o processo automatizado ajudou na seleção dos currículos, é necessário fazer a triagem comportamental. Da mesma maneira que citamos anteriormente, com um processo automatizado, não é necessário fazer uma entrevista contendo uma série de dinâmicas para identificar se o candidato é apto ou não.

Mas, para isso, opte por plataformas que analisam o eixo comportamental baseado na Metodologia DISC.

Segurança de informações

Quando você investe em um sistema, há uma grande economia de tempo e dinheiro. Isso porque essa ferramenta poderosa evita a perda dos seus melhores candidatos.

O software armazena todos os seus dados, evitando que alguma informação seja perdida com o tempo. Além disso, todos os processos são feitos de maneira restrita, ou seja, cada funcionário possui o seu usuário e senha, facilitando o monitoramento e confiabilidade das informações.

Registros eletrônicos salvos

Utilizar a inteligência artificial para facilitar o trabalho é essencial. Nada mais complicado que arquivar todos os currículos recebidos em uma gaveta e, tempos depois, procurar neles alguma informação valiosa.

Com os processos automatizados é muito mais fácil manter os registros de forma eletrônica. Assim, nenhuma informação se perde com o passar dos anos.

Flexibilidade

Outra facilidade que o sistema disponibiliza é que não é necessário ligar para o candidato para agendar uma entrevista presencial. Ele pode verificar os horários disponíveis na plataforma e escolher o que mais se adeque com os seus compromissos.

Vantagem tanto para você, que economiza tempo montando essa agenda, quanto para o candidato, que pode encaixar-se em um horário que o atenda melhor.

Rapidez no retorno

É possível prestar um feedback para as pessoas que estão concorrendo à vaga enviando-lhes uma notificação com o resultado de sua contratação. Também pode ser enviado um feedback mais detalhado para o candidato, informando os motivos pelos quais não foi chamado para trabalhar na empresa.

Com este post, você conferiu as vantagens de investir em um programa para automação do recrutamento e seleção. Gostou do nosso conteúdo? Então aproveite para assinar a nossa newsletter e receber conteúdos exclusivos direto em seu e-mail!

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Assine nossa newsletter | ETALENT