Medir e otimizar a satisfação de funcionários consiste em uma das tarefas mais importantes para o RH e os líderes de equipe. Colaboradores satisfeitos são mais produtivos, comprometidos com as tarefas e leais à organização.
Todavia, é um desafio saber se alguém está ou não satisfeito no trabalho. Como medir algo tão abstrato? Para isso, é cada vez mais comum o uso do NPS (Net Promoter Score), um dos mais simples e objetivos indicadores de desempenho.
Pensando nisso, elaboramos este artigo. Hoje, você vai entender como medir a satisfação de funcionários com o NPS, assim como analisar seus resultados. Continue a leitura e fique por dentro do assunto. Boa leitura!
O que é Net Promoter Score?
Inicialmente, é preciso compreender que Net Promoter Score (NPS) é um método criado por Fred Reichheld para medir a satisfação dos clientes finais de uma empresa. Contudo, tal método logo ganhou utilidade na gestão de pessoas.
Atualmente, essa métrica também é chamada de Employee Net Promoter Score (E-NPS), sendo usada por diversos setores de RH. Sua aplicação, diferente de métodos tradicionais, envolve uma única pergunta, chamada de “a pergunta definitiva”.
Como usar o E-NPS na gestão de pessoas?
A aplicação do E-NPS pode ser feita por meio de formulário entregue ao funcionário e entrevista presencial, on-line ou por telefone, por exemplo. O mais importante é alertar o time da relevância do assunto e pedir que respondam de forma autêntica, pois isso será útil para melhorias internas. Depois, pergunte:
“Em uma escala de zero a dez, o quanto recomendaria nossa empresa como um lugar para trabalhar para um amigo ou familiar?”.
Toda resposta entre 9 e 10 pontos representa colaboradores promotores, que vestem a “camisa” da empresa e estão satisfeitos. Notas entre 7 e 8 representam funcionários neutros. Abaixo disso, representam funcionários insatisfeitos. Em seguida, deve-se aplicar um cálculo para identificar o percentual de E-NPS:
E-NPS (%) = % Promotores – % Detratores
Como saber se o resultado está adequado?
O resultado de E-NPS vai variar entre -100% e 100%. Por causa disso, uma grande dúvida surge: como saber se o nível de satisfação da equipe está adequada? É preciso conhecer as classificações de E-NPS, indicando se a organização, unidade ou setor pesquisado está em uma zona adequada. Confira:
- zona crítica: – 100% a 0%;
- zona de aperfeiçoamento: 1% a 50%;
- zona de qualidade: 51% a 70%;
- zona de perfeição: 71% a 100%.
É simples concluir que o ideal é estar o mais próximo possível dos 100%, indicando que há diversos profissionais promotores e felizes no empreendimento.
Muitas empresas, após a “pergunta definitiva”, incluem um pequeno campo pedindo que o funcionário justifique sua resposta. Isso é útil para obter uma visão mais sistêmica, entendendo o problema sob a ótica da equipe.
Como vimos, é muito simples usar o E-NPS na empresa. Com esse método, é possível ter maior clareza sobre o nível de satisfação de funcionários e equipes, assim como entender o nível de lealdade com a organização.
Gostou do conteúdo? Aproveite para continuar aprendendo! Confira nosso artigo “5 dicas práticas de como dar feedback para seus funcionários”. Vamos lá!