O comportamento e as atitudes dos colaboradores dentro da empresa estão diretamente relacionados à felicidade deles no trabalho.

Profissionais frustrados e insatisfeitos geram não apenas situações desconfortáveis como também afetam negativamente os resultados da organização.

Por outro lado, os funcionários que estão satisfeitos e engajados são mais produtivos e vestem a camisa da empresa, contribuindo para o sucesso e bons resultados.

Por causa disso, é importante investir na promoção da felicidade dos colaboradores. Confira algumas maneiras simples e eficazes de fazer isso!

Ofereça benefícios

Mais do que bons salários, os profissionais da atualidade buscam reconhecimento dos seus talentos e valorização do seu trabalho. Uma forma que a empresa tem de demonstrar gratidão pelos serviços prestados e cuidado com seus colaboradores é oferecendo bônus e premiações.

É importante ressaltar que os benefícios devem estar de acordo com o gosto e necessidade dos colaboradores, o que é algo variável.

Bolsas ou descontos em cursos de aprimoramento profissional, como uma pós-graduação ou o estudo de um novo idioma, são investimentos bem vistos pelos colaboradores e também benéficos para a organização.

Use a tecnologia a seu favor

Em tempos em que criatividade e inovação são essenciais para que as equipes tenham alta performance, é imprescindível conseguir tirar o melhor proveito possível das tecnologias disponíveis.

Bloquear o acesso à internet, monitorar constantemente os funcionários e não oferecer recursos são atitudes totalmente opostas ao esperado.

Criar um ambiente de trabalho sem essas pressões e que promova o bom uso da tecnologia é o caminho para que os funcionários sejam mais criativos e produtivos.

Estimule o diálogo

A felicidade no trabalho é elevada no ambiente que abre espaço para que os membros da equipe sugiram ideias e apontem pontos que podem ser melhorados.

Um diálogo aberto e saudável entre liderança e colaboradores, onde o que é dito é analisado e o que é relevante é colocado em prática, promove um clima favorável e bons resultados.

Além de ouvir, é importante também que os gestores ofereçam feedbacks, façam críticas construtivas e transmitam com clareza e transparência as estratégias e objetivos da empresa.

Construir uma relação positiva com a equipe é uma das melhores formas de incentivo!

Dê liberdade

Oferecer flexibilidade aos funcionários, sempre que possível, possibilita uma rotina mais produtiva e balanceada e, consequentemente, uma equipe mais satisfeita e feliz.

Dar liberdade para que os colaboradores façam seus horários e se vistam como preferirem é uma estratégia para manter o ambiente mais informal, agradável e criativo.

O foco em resultados mais do que em regras favorece a autonomia e a responsabilidade. A entrega é mais valorizada e cada colaborador trabalha da maneira que funciona melhor, o que amplia a satisfação e o engajamento.

A qualidade de vida no trabalho é um dos requisitos básicos para um melhor desempenho dos colaboradores. Com funcionários satisfeitos, a taxa de turnover diminui, a retenção de talentos é mais natural, o clima organizacional é melhor e a equipe é mais produtiva.

O que tem sido feito em sua empresa para promover a felicidade no trabalho? Compartilhe conosco no espaço para comentários.

PS: E você sabia que há uma maneira muito simples de calcular o turnover da sua empresa? Confira no vídeo abaixo:

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Como encontrar o melhor candidato para sua vaga | Ebook Grátis