O processo de vendas é essencial, afinal, é ele que permite a entrada de recursos financeiros e a manutenção da empresa. No entanto, para vender bem, é preciso estar atento ao comportamento em vendas, tanto do cliente quanto do vendedor.

Nesse sentido, o sistema de gestão do comportamento tem grande destaque. Ele ajuda a monitorar o perfil comportamental do time, definir como e quais características devem ser aprimoradas. Logo, essa prática garante o alcance de resultados fora do lugar-comum.

Criamos um artigo sobre o tema e detalhamos as vantagens de contar com o sistema de gestão do comportamento em vendas. Acompanhe os próximos tópicos com atenção. Boa leitura!

Comportamento em vendas facilita a contratação

A melhoria do processo de vendas começa, ainda, na contratação dos vendedores. É impossível querer fechar ótimas vendas sem contar com gente talentosa no quadro de trabalho. Mas que fique claro: talento nem sempre vem acompanhado de aptidão técnica.

Muitos profissionais são bem formados e experientes, mas não trabalham bem. Isso porque não possuem as competências comportamentais desejadas ao cargo ou não são alinhados à cultura e aos valores da companhia.

Nesse cenário, o sistema facilita a contratação de vendedores com perfil comportamental adequado ao respectivo cargo e também engajado à empresa (o chamado fit cultural).

Permite o desenvolvimento das competências-chave

Uma coisa é certa: os talentos precisam evoluir sempre, se afinando para entregar melhores resultados. O problema é que não é fácil definir as competências que devem ser desenvolvidas, afinal, nem sempre se conhece as aptidões dos vendedores.

O sistema ajuda a conhecer melhor as competências comportamentais do time e também ajuda a identificar “gaps” que precisam solucionados. Logo, fica mais fácil investir nos treinamentos mais adequados e tornar os profissionais mais capacitados para a venda.

Possibilita a alocação dos vendedores certos

Os clientes estão cada vez mais exigentes. Se sabe que, em 2015, 86% dos clientes migraram para a concorrência porque foram mal atendidos. Ao conhecer o cliente e o perfil do vendedor, dá para alocar o vendedor certo para fechar negócio.

Pense bem, alguns clientes gostam de vendedores mais descontraídos. Outros preferem aqueles que são mais centrados, de poucas palavras. Ao conhecer as duas partes, pode-se promover um maior alinhamento entre o perfil do cliente e o perfil do vendedor.

Aumenta o grau de satisfação em toda a venda

A venda é só a primeira etapa do relacionamento com o cliente. O objetivo, claro, é criar um relacionamento longo e saudável, aí estão as melhores margens. Ao conhecer e aperfeiçoar o perfil do vendedor, pode-se otimizar a satisfação dele e do cliente.

Esse maior grau de satisfação gera uma série de vantagens à empresa. Os clientes voltam mais vezes, ficam dispostos a gastar mais e tornam-se verdadeiros promotores da marca. Os profissionais talentosos, por sua vez, permanecem mais tempo no quadro de trabalho.

Enfim, como você pôde observar, um sistema de gestão do comportamento em vendas é essencial ao sucesso da empresa. Ele contribui para contratar as pessoas certas, desenvolver gaps profissionais, facilita a construção de relações bem-sucedidas e garante um maior grau de retenção. Por causa disso, certamente vale o investimento.

Agora que está por dentro do tema, que tal conhecer o MySales? É um app poderoso que identifica o perfil do vendedor e aponta a melhor maneira de negociar com os clientes.


Hugo Freire

Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.

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