Guia Completo Metodologia DISC

O processo de vendas é essencial, afinal, é ele que permite a entrada de recursos financeiros e a manutenção da empresa. No entanto, para vender bem, é preciso estar atento ao comportamento em vendas, tanto do cliente quanto do vendedor.

Nesse sentido, o sistema de gestão do comportamento tem grande destaque. Ele ajuda a monitorar o perfil comportamental do time, definir como e quais características devem ser aprimoradas. Logo, essa prática garante o alcance de resultados fora do lugar-comum.

Criamos um artigo sobre o tema e detalhamos as vantagens de contar com o sistema de gestão do comportamento em vendas. Acompanhe os próximos tópicos com atenção. Boa leitura!

Comportamento em vendas facilita a contratação

A melhoria do processo de vendas começa, ainda, na contratação dos vendedores. É impossível querer fechar ótimas vendas sem contar com gente talentosa no quadro de trabalho. Mas que fique claro: talento nem sempre vem acompanhado de aptidão técnica.

Muitos profissionais são bem formados e experientes, mas não trabalham bem. Isso porque não possuem as competências comportamentais desejadas ao cargo ou não são alinhados à cultura e aos valores da companhia.

Nesse cenário, o sistema facilita a contratação de vendedores com perfil comportamental adequado ao respectivo cargo e também engajado à empresa (o chamado fit cultural).

Permite o desenvolvimento das competências-chave

Uma coisa é certa: os talentos precisam evoluir sempre, se afinando para entregar melhores resultados. O problema é que não é fácil definir as competências que devem ser desenvolvidas, afinal, nem sempre se conhece as aptidões dos vendedores.

O sistema ajuda a conhecer melhor as competências comportamentais do time e também ajuda a identificar “gaps” que precisam solucionados. Logo, fica mais fácil investir nos treinamentos mais adequados e tornar os profissionais mais capacitados para a venda.

Possibilita a alocação dos vendedores certos

Os clientes estão cada vez mais exigentes. Se sabe que, em 2015, 86% dos clientes migraram para a concorrência porque foram mal atendidos. Ao conhecer o cliente e o perfil do vendedor, dá para alocar o vendedor certo para fechar negócio.

Pense bem, alguns clientes gostam de vendedores mais descontraídos. Outros preferem aqueles que são mais centrados, de poucas palavras. Ao conhecer as duas partes, pode-se promover um maior alinhamento entre o perfil do cliente e o perfil do vendedor.

Aumenta o grau de satisfação em toda a venda

A venda é só a primeira etapa do relacionamento com o cliente. O objetivo, claro, é criar um relacionamento longo e saudável, aí estão as melhores margens. Ao conhecer e aperfeiçoar o perfil do vendedor, pode-se otimizar a satisfação dele e do cliente.

Esse maior grau de satisfação gera uma série de vantagens à empresa. Os clientes voltam mais vezes, ficam dispostos a gastar mais e tornam-se verdadeiros promotores da marca. Os profissionais talentosos, por sua vez, permanecem mais tempo no quadro de trabalho.

Enfim, como você pôde observar, um sistema de gestão do comportamento em vendas é essencial ao sucesso da empresa. Ele contribui para contratar as pessoas certas, desenvolver gaps profissionais, facilita a construção de relações bem-sucedidas e garante um maior grau de retenção. Por causa disso, certamente vale o investimento.

Agora que está por dentro do tema, que tal conhecer o MySales? É um app poderoso que identifica o perfil do vendedor e aponta a melhor maneira de negociar com os clientes.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário: