Cada pessoa é única, tem comportamentos, crenças e sentimentos diferentes das demais. Porém, é possível identificar uma tendência para determinadas atitudes. É aí que entra o conceito de perfil comportamental.

Basicamente, o perfil comportamental é uma análise dos comportamentos de uma pessoa com o objetivo de identificar quais são os predominantes em determinadas situações. Em outras palavras, é a decodificação dessas atitudes a fim de conhecer e entender o indivíduo.

A análise comportamental é muito utilizada tanto nas entrevistas de emprego, para verificar se o profissional é apto para a vaga, quanto na gestão de pessoas como um todo. Portanto, saber como identificar o perfil comportamental dos seus colaboradores é fundamental para um RH estratégico e eficiente na empresa.

Ficou curioso? Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

A importância de analisar o perfil comportamental

Existem grandes vantagens ao implementar uma estratégia para identificar o perfil comportamental dos seus colaboradores, seja durante o processo seletivo ou com quem já faz parte da empresa.

Em primeiro lugar, ao traçar um perfil comportamental, você passa a ter uma maior consciência do potencial e das características da sua equipe. Com isso, é possível traçar estratégias eficientes para reduzir o turnover dentro da empresa, buscando meios de atender às necessidades e demandas específicas dos colaboradores.

Além disso, o perfil comportamental também permite que a empresa desenvolva um plano de carreira mais alinhado às características individuais dos membros do time. Os colaboradores podem ser realocados ou incentivados a participar de treinamentos e capacitações que potencializam os pontos fortes de cada um, se desenvolvendo dentro do negócio.

Ao utilizar metodologias de identificação do perfil comportamental no processo seletivo, você também é capaz de identificar as principais características de cada candidato. Com isso, sabe quais são aqueles que se adéquam melhor ao cargo e à cultura da sua empresa como um todo, tornando o processo mais assertivo.

Por fim, o perfil comportamental se mostra como uma importante ferramenta para garantir a satisfação e a produtividade da equipe. Ao entender quais são as características dos colaboradores, você consegue valorizar cada um de acordo com as individualidades, exigindo do funcionário aquilo que ele tem de melhor.

Assim, além de se adequar melhor às funções que está desempenhando, o colaborador se sente valorizado e reconhecido, o que melhora o clima e o ambiente organizacional, bem como a satisfação com a empresa como um todo.

Os tipos de perfis comportamentais

Agora que você já sabe o que é e qual a importância de investir na identificação do perfil comportamental na sua empresa, é hora de entender quais são esses perfis. Para isso, saiba que cada pessoa tem o seu modo de pensar, agir e falar. Ainda assim, mesmo com suas características individuais, quando traçamos o perfil comportamental do funcionário podemos segmentá-las em alguns grupos.

Então, conheça agora mesmo alguns dos perfis que você pode encontrar dentro da sua organização:

Comunicador

O comunicador é aquela pessoa ativa e carismática. Esse profissional possui boa habilidade de transmitir as suas ideias, o que faz com que ele tenha um alto poder de persuasão e boa interação com todos. Além disso, ele é entusiasmado com o seu trabalho e constantemente busca por novidades.

Sempre otimista, ganha o respeito dos colegas e líderes e se relaciona bem com todos, independentemente do cargo que a outra pessoa exerce.

Idealizador

O idealizador é aquele profissional que tira as ideias do papel. Ele não gosta muito de delegar tarefas para outros ou ser colocado em uma posição de autoridade, sendo mais atraído por cargos que possibilitem que ele fique na execução.

Dentro da empresa, isso significa que ele desempenha as suas funções com maestria, e gosta de “colocar a mão na massa”.

Influenciador

O influenciador, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, nem sempre é aquele profissional que ocupa altos cargos de gestão em uma empresa. Ele é, na verdade, um profissional que gera influência em quem está ao seu redor, sendo comunicativo e proativo.

Com suas características próprias, ganha a confiança de todos, sendo aquele que se comunica com eficiência e está à frente na hora de executar projetos ou atividades.

Inventivo

O inventivo é aquele funcionário que sempre traz novas ideias sobre os processos da empresa, assim como soluções inovadoras para os problemas que aparecem ao longo do caminho. Esse profissional gosta de pesquisar sobre o mercado e se manter bem informado sobre as tendências, participando ativamente do processo de criação e inovação em uma organização.

Regulador

O regulador é de um perfil muito detalhista e meticuloso. Costuma ser conservador, gostando de controlar os processos, e também não gosta de improvisação: prefere ter total controle sobre suas tarefas diárias.

Como um software pode ser seu aliado

Bom, agora que você entendeu a diferença entre os principais perfis comportamentais, é importante saber como efetivamente colocar isso em prática dentro da sua empresa.

Esse processo deve ser realizado com cuidado e apoio de ferramentas validadas e eficientes, uma vez que um julgamento mal feito do perfil comportamental da equipe pode trazer consequências negativas para o negócio como um todo. Porém, o processo pode ser mais simples do que parece e, nesse aspecto, um software se torna o seu maior aliado.

Isso porque esses softwares permitem que você identifique o perfil comportamental da equipe por meio de ferramentas validadas no mercado. Além disso, alguns ainda dão a opção para que você mapeie os cargos da sua empresa e, com isso, identifique aquele colaborador que melhor se adéqua a cada um deles. A partir desses dados, você é capaz de planejar dinâmicas e entrevistas com eficiência, influindo perguntas adequadas ao perfil de cada um dos candidatos.

As ferramentas tecnológicas desse tipo também podem contar com opções para a gestão do perfil comportamental dentro da empresa, oferecendo indicações de características que devem ser desenvolvidas em cada um dos colaboradores para o desenvolvimento das habilidades necessárias para a realização das atividades.

Dessa forma, ao traçar o perfil comportamental dos funcionários,é possível criar estratégias de gestão de pessoas para reter talentos, reduzir o turnover, criar um bom plano de carreira de acordo com as habilidades e os comportamentos e identificar possíveis conflitos. E melhor ainda: tudo isso é feito de maneira automática, ágil e eficiente.

Portanto, identificar o perfil comportamental dos colaboradores da sua empresa é essencial para uma gestão de pessoas estratégica e eficiente. Para isso, além de entender quais são os principais perfis existentes, é necessário que você conte com ferramentas eficientes na hora de implementar esse processo na organização. Nesse aspecto, um software desenvolvido especialmente para essa finalidade pode ser o seu maior aliado, levando qualidade e agilidade para o processo.

Gostou do conteúdo? Então siga a ETALENT nas redes sociais e fique sempre por dentro das nossas atualizações. Estamos no FacebookLinkedinTwitterInstagram e YouTube.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Como encontrar o melhor candidato para sua vaga | Ebook GrátisPowered by Rock Convert