As dinâmicas de grupo para recrutamento e seleção são essenciais para que você, em busca de novos talentos, identifique pessoas com as melhores habilidades para o cargo por meio de técnicas e simulações.

Normalmente as empresas já têm um regulamento sobre como deve ser o processo seletivo. Contudo, ideias inovadoras sempre são bem-vindas. Você concorda?

Por isso, neste post apresentaremos algumas dinâmicas de quebra-gelo, apresentação e integração. Confira nossas ideias e prepare-se para encontrar o talento certo em seu próximo processo seletivo!

1. Mural temático

Divida a turma em trios e entregue uma cartolina com tesoura, materiais de pintura, revistas e jornais e peça para que montem um mural explicativo sobre um assunto que receberam (meio ambiente, política, viagens, ecologia, adoção etc.). Eles têm 10 minutos para discutir e confeccionar o seu mural. Depois, cada trio apresenta o seu trabalho e discute com o grupo.

O objetivo dessa técnica de quebra-gelo é fazer com que os participantes discutam sobre assuntos gerais em um tempo recorde. Com a atividade, pode ser avaliado o trabalho em equipe, criatividade, experiência com prazos e de que maneira eles fazem com que diferentes pontos de vista sejam reunidos em um único trabalho.

2. Minha identidade

Coloque os participantes sentados em um círculo e entregue uma caneta, um papel e uma fita crepe. Os participantes têm 30 segundos para confeccionar um crachá a ser utilizado durante toda a entrevista.

O objetivo dessa técnica de apresentação não é identificar o crachá que ficou mais bonito, mas sim verificar como os participantes lidam com os desafios, pressão, organização e criatividade.

3. Conselheiros e aconselhados

Divida a turma em 2 grupos, os “conselheiros” e os “aconselhados”. Cada conselheiro recebe uma ficha contendo um perfil de abordagem – autoritário, prestativo, sugestivo, dócil, harmonioso.

Já para o grupo de aconselhados distribua fichas contendo um tópico sobre o qual ele precisaria de ajuda. Forme duplas de conselheiros e aconselhados e cada uma encena o seu pedido e o conselho. Após, o grande grupo discute sobre as vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de abordagem.

O objetivo dessa técnica de integração é trabalhar com a adversidade e inovação, além de saber como os participantes lidam com situações de conflito, podendo traçar um perfil sobre suas características pessoais.

4. Hora da história

Divida a turma em grupos de 4 pessoas. Cada grupo recebe uma folha com palavras aleatórias e uma folha em branco. O grupo precisa discutir e escrever uma história que contenha todas as palavras aleatórias (e em ordem) em 5 minutos. Depois, cada grupo apresenta a sua história para a turma.

O objetivo dessa técnica de integração é identificar o trabalho em equipe, foco, características criativas e raciocínio lógico.

As dinâmicas de grupo para recrutamento e seleção são primordiais para conhecer as pessoas que estão concorrendo a uma determinada vaga. Com as técnicas adequadas é possível identificar as melhores características e as principais dificuldades do candidato no processo, avaliando se ele é apto para a vaga.

O que você achou de nossas dicas? Vai conseguir aplicá-las em seu próximo processo seletivo? Que tal agora seguir-nos nas redes sociais para ter acesso aos nossos conteúdos exclusivos? Eles certamente ajudarão no seu dia a dia profissional. Confere lá no FacebookInstagramLinkedinYouTube e Twitter!

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Assine nossa newsletter | ETALENT