É importante ter consciência em tudo quanto fazemos ou realizamos. É verdade também que nos robotizamos agindo sem consciência dos nossos atos. No mundo atual administrar a velocidade da mudança e a ausência de tempo para buscar respostas rápidas gera um descompasso que nos adoece porque não temos tempo para pensar e a quantidade de atividades que temos que dar conta, foge à nossa capacidade orgânica.

Isso nos mostra que não podemos ficar apenas à mercê do mundo à nossa volta para tocar nossa vida, sem considerar o nosso próprio ritmo interior. Saber dar tempo para o momento de agir com consciência e o momento de agir sobre o reflexo, pelo impulso é essencial.

O mundo segue seu curso independente de nós. Se não soubermos adaptar o queremos alcançar no tempo interno do que podemos realizar, chegaremos ao objetivo mortos ou feridos, sem condições de desfrutar. É importante saber como e quando agir com consciência, e quando seguir o impulso. Isso é saber usar acelerador e freio na estrada da vida.

As vantagens de agir com consciência:

1. Quanto mais conscientes de nossa atitude, mais lenta é nossa reação. Decisões importantes levam tempo. Segure a ansiedade quando as decisões podem resultar em consequências que você não poderá suportar.

2. Decisões conscientes possuem mais tempo de vida. Revistas todas as possibilidades a margem de erro diminui. Saiba priorizar quais decisões devem ter longa duração para dedicar-se mais à elas.

3. Um estímulo muito forte pode ser controlado pela consciência. Pedir tempo para pensar, antes de se deixar envolver pelo entusiasmo dos outros, reduz a ansiedade e o impulso evitando consequências desastrosas.

4. Ações conscientes exigem muita atenção aos detalhes. Pensar cansa, esgota, desvitaliza. Não se debruce por tempo demais sobre um problema. Isso embaça as ideias em vez de clareá-las. Dê um tempo fazendo algo totalmente diferente.

O nosso organismo, entretanto, nos brinda também com a possibilidade saudável de agir por puro reflexo, sem pensar, ao sabor dos estímulos que recebemos.

1. Agir por impulso, por pura reação ao estímulo, torna a ação mais rápida e mais dentro do ritmo da necessidade. Conhecimento do assunto e experiência, gera respostas mais rápidas. Saiba eleger estes momentos, não perdendo tempo com o que você já sabe ou já viveu. Na dúvida, agilize, consultando especialistas.

2. Quanto mais espontânea a ação, mais espaço para a intuição e prontidão na resposta. Maior a destreza e a rapidez na execução e menor o número de erros. O prazer de fazer desperta a intuição e respostas harmoniosas. A correspondência entre estímulo e resposta é automática. O que lhe dá prazer mantendo sua inteireza ou mobiliza sua intuição é um bom sinalizador para tomada de decisão por reflexo.

3. Quanto mais espontâneos somos, menos energia gastamos e mais energizados ficamos.

Alternar a consciência plena com momentos reflexos é sabedoria.

Use estas duas grandes funções que o nosso organismo nos dá de graça para viver com mais qualidade. Permanente estado elevado de consciência dificulta relaxar, se divertir e encarar a vida com menos peso e menos seriedade. Afinal, estamos aqui para ser feliz!

 

Vânia Portela

Por Vânia Portela
Sócia da Portela & Cavalcanti – Gestão Estratégica de Pessoas & Coaching. Psicóloga clínica e palestrante, com 33 anos de experiência em programas de mudança, desenvolvimento pessoal e comportamental. Possui especialização em Dinâmica de Grupos, Psicoterapia da Família, Análise Transacional, Pós-Graduação em Psicologia da Família, Neurolinguística e Bioenergética, entre outros.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Assine nossa newsletter | ETALENT