O engajamento de equipe tem sido uma prioridade para muitos empresários e líderes. Como reflexo, é cada vez maior o número de programas de capacitação desenvolvidos, bem como processos de análise de perfil comportamental.

Em linhas gerais, pode-se dizer que uma equipe engajada é aquela ativa em determinado assunto, que se empenha na execução de certas tarefas para alcançar resultados específicos. Logo, toda a organização, nos vários níveis e áreas, pode ser beneficiada.

Por isso, reunimos uma série de informações sobre o assunto para você entender o poder do engajamento de equipe para a sua empresa. Continue com a leitura e confira!

Aumento da competitividade organizacional

Sem pessoas, uma empresa não passa de uma entidade abstrata, que existe apenas no papel. São os talentos que tornam os objetivos genéricos táteis, por isso, eles precisam estar engajados para que a organização cresça e se torne mais competitiva.

No entanto, quando os profissionais estão descomprometidos, é comum que prazos e padrões de qualidade não sejam respeitados, o que implica em perdas e prejuízos à empresa. Então, é preciso estar atento ao tema e manter o time realmente envolvido.

Diminuição do índice de turnover

Chama-se de turnover o índice que representa o percentual de rotatividade de funcionários da empresa, isto é, o número de talentos que deixam o quadro de trabalho em certo período. Quando falta engajamento, esse índice é muito maior.

Muitos gestores não percebem, mas o elevado turnover influi em sérios prejuízos ao negócio. Além de maiores gastos com rescisões contratuais, há desgastes com a marca empregadora da empresa e com o clima de trabalho (que se torna mais pesado).

Crescimento do retorno financeiro

O lucro e o retorno financeiro não devem ser prioridades máximas na empresa, caso contrário podem desgastar relações e prejudicar o negócio. No entanto, é inegável que eles são fatores cruciais ao sucesso gerencial, então é importante considerá-los.

Há diversos motivos pelos quais equipes engajadas geram retorno financeiro. Por exemplo:

  • são mais produtivas e geram economia em escala;
  • reduzem custos por falhas;
  • aumentam as receitas, com um melhor atendimento aos clientes.

Implantação de uma cultura de alta performance

Em muitas empesas, o nível de produtividade é abaixo do que poderia ser. De acordo com matéria veiculada na Exame, apenas 39% do expediente é realmente produtivo. O restante é perdido por falta de engajamento, comunicação e gestão do tempo.

Quando a equipe está engajada, é mais fácil criar uma cultura de alta performance. Todos os funcionários entenderão que as tarefas podem ser feitas em apenas algumas horas, dias ou, de acordo com o grau de complexidade, semanas de trabalho duro.

Como você pode observar, são muitas as vantagens correlacionadas ao engajamento de equipe de trabalho. Então, não deixe de definir metas de qualidade e conhecer as particularidades do perfil comportamental dos seus colaboradores. Desse modo, é possível agir de modo estratégico e criar ações eficazes de engajamento.

Agora, aproveite para continuar aprendendo. Abra nosso artigo Plano de benefícios: saiba o que mudou, descubra quais são os principais benefícios organizacionais e quais oferecer à sua equipe de trabalho. Boa leitura!

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Como encontrar o melhor candidato para sua vaga | Ebook GrátisPowered by Rock Convert