Todo chefe é um líder, certo? Errado! O líder é um profissional com função estratégica e que ajuda a direcionar os colaboradores de base na busca por resultados exponenciais. A realidade é que, hoje, existem muitos mitos sobre conceito de liderança que devem ser quebrados.

Algumas pessoas veem o líder como “Super Homem”, alguém cheio de pontos fortes e com pouquíssimas falhas. Por isso, surge a ideia de que todo líder é muito eloquente, já nasce pronto ou que não pode demostrar fraquezas diante dos seus subordinados.

Pensando em tudo isso, elaboramos um guia para você. Neste artigo, vamos citar os principais mitos sobre o conceito de liderança. Continue a leitura e fique por dentro do assunto.

O líder já nasce pronto

Por muito tempo, buscou-se identificar as características que formam um líder. Aspectos como altura, porte físico e modo de falar eram amplamente discutidos. Essa teoria ficou conhecida como traços de liderança, porém, nunca se chegou a um consenso.

A ideia de que o líder já nasce pronto, com características pré-definidas, é um grande erro. A competência de liderar deve ser desenvolvido ao longo da vida, como um atleta que busca se aperfeiçoar continuamente. Mesmo as pessoas introvertidas podem se tornar líderes.

A liderança é um dom

De forma clara, o dom é uma capacidade inata (que já nasce com o indivíduo) de realizar algo – como tocar um instrumento ou pintar uma arte. Todavia, ninguém nasce com o dom de liderar 100% pronto. Muitas coisas precisam ser aprendidas e desenvolvidas com o tempo.

Por essa razão, é muito mais conveniente afirmar que a liderança é uma habilidade, isto é, uma competência que deve ser adquirida. Não por acaso, existem Programas de Desenvolvimento de Líderes (PDL) em algumas das maiores empresas do mundo.

O líder não pode demonstrar fraqueza

Muitas pessoas assumem o cargo de liderança acreditando que não podem demonstrar fraqueza aos seus subordinados. Por causa disso, mesmo quando estão erradas, não assumem suas falhas e não pedem “desculpas” – afinal, não se deve demonstrar fraqueza.

A verdade é que líderes também falham e, quando isso acontece, devem ser humildes o suficiente para reconhecer seus pontos fracos. Devem, também, aprender a pedir ajuda para sua equipe e trabalhar de forma colaborativa. Só assim, ótimos resultados podem ser alcançados.

Todo chefe é um líder

Sempre que alguém chega a um cargo de comando – como gerência ou diretoria – é taxado de “líder de equipe”. Contudo, aí está outro grande mito! A liderança não tem a ver com cargos, porém, com a capacidade de influenciar outras pessoas.

Existem muitos profissionais que são líderes na empresa, mesmo sem ocupar um cargo de comando. Outros, no entanto, fazem parte do topo da pirâmide, mas não sabem como influenciar seus liderados. Liderança não tem a ver com cargos e sim com influência.

Veja, agora você está por dentro no assunto! É indispensável ter uma visão realista do líder, evitando que esses mitos sobre conceito de liderança atrapalhem o desempenho diário. Antigas crenças, como a teoria dos traços de liderança, devem ser abandonadas.

Gostou do conteúdo? Então aproveite para ler nosso e-book e conhecer os estilos de liderança apresentados durante a HSM ExpoManagement, na qual partilhamos o palco com algumas das maiores autoridades sobre o assunto – como Daniel Goleman e Abílio Diniz. Baixe agora, gratuitamente!

Compartilhe com seus amigos:

Deixe seu comentário: