Mal começou 2011 e a ETALENT já trouxe novidade: A identificação automática de perfis comportamentais de cargos construídos fora dos padrões recomendados. Este é o caso dos perfis overshift, comprimidos e undershifit.

O perfil overshift, conforme pode ser visto no gráfico abaixo, é aquele que apresenta todos os fatores DISC acima de 50%, o que, de acordo com a metodologia DISC, representa uma situação irreal, pois tenta descrever um indivíduo semelhante ao super homem em que todos os fatores são altos. Portanto, em um processo de correlação com o perfil comportamental de um candidato, o resultado gerado será equivocado frente ao desejado.

Perfil Overshift

O mesmo ocorre com o perfil comprimido, conforme gráfico ao lado, que apresenta todos os fatores entre 35% e 65%, não é suficiente para determinar as características comportamentais mais necessárias ao bom desempenho no cargo, pois como os fatores estão na média, não apresenta nenhuma característica marcante e qualquer candidato, a princípio, será adequado para ocupá-lo. Assim como no perfil overshift, ao realizarmos a correlação do comprimido com o perfil de candidatos, teremos um resultado ilusório em relação ao esperado.

Perfil Comprimido

Ao contrário do perfil overshift, o perfil undershift caracteriza-se por apresentar todos os fatores DISC abaixo de 50%. Isto significa que o perfil do cargo apresenta uma situação também irreal, pois descreve uma função em que muito pouco será exigido do candidato, exatamente o contrário da figura do super homem citada acima, implicando numa comparação com os candidatos inadequada. Quando um candidato apresenta um perfil undershift normalmente ele está com uma baixa auto-estima.

Perfil Undershift

Em processos de RH, perfis construídos nessas condições comprometem totalmente o seu trabalho, pois induz a acreditar que perfis como esses podem agregar algum valor à organização.

Tenha sempre em mente que o bom profissional será bom em tarefas específicas e ruim em outras. Saiba ponderar as reais necessidades do cargo. Utilize seu conhecimento do comportamento humano para identificar que perfis performam em cada caso.

A ETALENT ajuda profissionais que queiram se especializar em questões comportamentais, através da metodologia DISC. Obtenha certificação e torne-se mais qualificado para enfrentar o dia-a-dia com plena certeza das suas escolhas.

Recomendamos que os profissionais de RH ou aqueles que utilizam o Sistema Etalent sejam treinados no FCD – Formação de Consultores DISC, para que o sistema seja utilizado adequadamente e apresente os resultados a que se propõe.

Nossos Consultores estão à disposição para solucionar quaisquer dúvidas e orientá-los para que quaisquer distorções sejam corrigidas.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Assine nossa newsletter | ETALENT