Manter uma equipe motivada e satisfeita é um desafio para a empresa. Funcionários felizes são mais produtivos e valorizá-los aumenta a sensação de pertencimento, influenciando diretamente nos resultados. Saber atender as necessidades do seu colaborador é uma forma de promover o engajamento. Entre os benefícios procurados por bons profissionais hoje, está o cuidado que a instituição tem com funcionários com filhos. Uma forma de atrair os melhores talentos é dar aos trabalhadores a oportunidade de desfrutar da família.

Existem muitas formas além da licença maternidade ou paternidade que podem estimular o seu colaborador e melhorar a relação da empresa com funcionários que têm filhos ou que estão pensando em começar a formar suas famílias. Que tal conhecer algumas?

Permitir o horário flexível e o home office

Para a funcionária que está em fase de amamentação, a lei prevê a possibilidade de flexibilização do horário para atender as necessidades do bebê, mas por que não expandir essa possibilidade para os pais e as funcionárias que já deixaram de amamentar?

Ter a possibilidade de ocasionalmente chegar um pouquinho mais tarde ao trabalho e estender o expediente para compensar esse atraso para poder acompanhar uma atividade matinal do filho, ou desenvolver tarefas de casa uma vez por semana, por exemplo, terá reflexos positivos na sua equipe.

Ter um berçário na organização

Uma empresa que possua um berçário próprio e uma área de lazer para crianças que, em determinados momentos, precisam acompanhar suas mães ao trabalho demonstra a preocupação da instituição em tornar esse ambiente mais acolhedor e oferecer aos filhos do colaborador os cuidados que crianças precisam.

Incluir auxílios financeiros

Existem muitos benefícios que podem ser incorporados para amparar o trabalhador. O auxílio nutricional ou auxílio-lactante nos casos em que haja uma indicação pediátrica, o auxílio-farmácia para famílias com despesas médicas, ajuda financeira para as vacinas obrigatórias, auxílio-babá e kits de material escolar para crianças que não são mais recém-nascidas são algumas das bonificações financeiras que dão tranquilidade ao trabalhador.

Promover eventos para funcionários com filhos

Desde programas de acompanhamento de gestação com palestras e orientações de profissionais de saúde até pequenos encontros promovidos pelas empresas, como um piquenique feito nas dependências da organização, aproximam as famílias da instituição e criam um vínculo mais humano com o funcionário. Essas vivências são importantes e constroem experiências pessoais e familiares em um local que antes era exclusivamente para atividades profissionais.

Oferecer esses benefícios na sua empresa é uma forma de atrair participantes de qualidade nos seus processos seletivos, além de ser um importante diferencial na retenção de talentos. Ter uma política que cuide dos funcionários com filhos é promover a igualdade de gênero e isso é um grande ativo para a imagem institucional.

Implementar, na cultura organizacional, diretrizes que ofereçam segurança aos empregados que se encaixam nesse perfil é dar a eles todas as condições de desenvolverem o seu trabalho e entregarem o melhor em cada tarefa executada.

E sua empresa, como se comporta com os funcionários com filhos? Você já tem uma política diferenciada para atendê-los? Implementou alguma dessas formas de melhorar a relação com esses trabalhadores ou tem alguma sugestão para incluirmos nessas dicas? Deixe aqui seu comentário e vamos conversar sobre esse assunto!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Como encontrar o melhor candidato para sua vaga | Ebook GrátisPowered by Rock Convert