A sua empresa tem dificuldades de realizar ações que tangibilizem a experiência dos candidatos de processos seletivos? E a experiência das relações entre os já colaboradores? A ETALENT possui um instrumental completo que suporta toda essa jornada, de ponta a ponta.
Garantir um feedback aos candidatos finalistas de um processo seletivo é uma dor recorrente das empresas. Com a velocidade demandada nas movimentações, a energia colocada pela empresa, por cada finalista, muitas vezes, não é mesma que o candidato coloca no processo.
É comum vermos profissionais/estudantes que foram até o final, que depositaram grandes expectativas naquelas etapas e sequer receberam a resposta padrão com a negativa.
Construindo uma marca empregadora
Se a sua empresa fosse capaz de fornecer um feedback estruturado e ágil aos candidatos, que lhes fornecessem subsídios para processo futuros, a sua organização estaria plantando sementes, diariamente, na sociedade e, ainda, gerando reputação de boa marca empregadora.
O contato com cada candidato é uma ação de branding. O contato com cada candidato pode definir a experiência – positiva ou negativa – que ele teve com a marca.
E com o público interno não é diferente. Sabemos que realizar a gestão das relações entre os colaboradores é sempre um grande desafio. Como tornar um assunto tão fluido e subjetivo em algo claro e objetivo?
Colocar a pessoa certa, na posição certa, levando em conta as soft skills, permitir com que colegas, líderes e liderados conheçam uns aos outros, de forma estruturada, viabiliza a construção de uma melhor experiência nas relações humanas no ambiente de trabalho.
Cada ser humano é singular e sendo isto respeitado, as organizações proporcionam mais felicidade aos colaboradores e, consequentemente, obtém-se mais engajamento e atitudes de alta performance.
Jornada ETALENT: a importância da Gestão Comportamental para marca empregadora
Para que uma estratégia como essa se materialize, e de forma consistente, uma ferramenta de gestão comportamental precisa ser utilizada e de forma plena.
Em um único ambiente é possível conhecer cada colaborador e realizar a gestão de toda a sua jornada:
- a experiência do candidato,
- o onboarding,
- os planos de desenvolvimento individual,
- a análise e formação de equipes,
- a gestão de conflitos,
- as avaliações de competências, envolvendo potencial e de sucessão, e
- até o desligamento.
Gerir a experiência do empregado na organização é, sobretudo, uma questão de saúde mental e isto retorna de forma positiva à organização e à sociedade.
Em tempos de índices de Burnout crescente, isto torna-se urgente. Respeitar a natureza comportamental no que cada indivíduo tem de mais singular, é construir um caminho de felicidade.
“Nenhuma outra técnica para a conduta da vida prende o indivíduo tão firmemente à realidade quanto a ênfase concedida ao trabalho, pois este, […] fornece-lhe um lugar seguro numa parte da realidade, na comunidade humana.”
Freud, em O Mal-estar na Civilização
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Maria Carolina Lustosa
É Consultora de Desenvolvimento da ETALENT. Psicóloga, especialista em Psicanálise, com MBA em Gestão de Recursos Humanos e MBA em Marketing. Desenvolveu a sua trajetória, principalmente, em empresa de grande porte, ocupando posição de gestão na área de Comunicação e de Incentivos. Experienciou processo significativo de mudança cultural, sendo responsável por coordenar projetos e o desenvolvimento de programas de suporte à execução da estratégia organizacional. Atuou como psicóloga clínica e com orientação profissional e de carreira. Teve vivência multicultural, desvendando as curiosidades de diversos países.