Nos dias atuais, o autodesenvolvimento é uma das atitudes mais valorizadas dentro das empresas. Grosso modo, representa o compromisso que o talento assume para aprender e crescer cada vez mais por iniciativa própria.
Para incentivar o autodesenvolvimento – e até atrair profissionais com esse perfil -, o ideal é criar um ambiente propício onde, sem distinção, todos da equipe possam aprender e crescer significativamente. A questão é: como fazer isso, na prática?
Esse é um desafio que deve ser superado. Para tanto, elaboramos um artigo especial para você. Com ele, entenderá como incentivar o autodesenvolvimento da equipe. Boa leitura!
Arquitete um modelo de liderança exemplar
Boa parte da conduta da equipe é reflexo das atitudes da sua liderança. Sendo assim, quando os líderes são comprometidos com o crescimento pessoal e dedicados a “afiar-se” diariamente, os liderados tendem a replicar tal comportamento no expediente.
Se a própria liderança da empresa não tem interesse em crescer por conta própria, como esperar que os subordinados tenham essa atitude? Portanto, comece estimulando o empenho dos líderes, direcionando-os ao autodesenvolvimento.
Gere feedbacks claros e objetivos
Todos os talentos têm “pontos cegos”, isto é, falhas que eles mesmos não enxergam e que são evidentes para outras pessoas. Indicar essas falhas a partir de um feedback bem estruturado é um ótimo incentivo e ponto de partida para o autodesenvolvimento.
Nesse sentido, comece agendando horário e local para uma reunião com cada funcionário. Liste os principais pontos fortes e fracos, os erros e acertos, forneça dicas para o aprimoramento e progresso individual e depois compartilhe tudo no feedback.
Formule um ambiente propício ao crescimento
Como o próprio ambiente tem sido um estímulo ao crescimento dos funcionários? Em média, segundo a Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), as empresas brasileiras oferecem 21 horas de treinamento aos colaboradores, número que pode ser muito menor em alguns segmentos e regiões.
Compartilhe mais palestras in company e dê início a práticas colaborativas, nas quais o conteúdo possa ser criado pelos próprios funcionários. Medidas simples como essas podem influenciar a vontade de aprender, crescer e se superar dos talentos e equipes.
Autodesenvolvimento: estabeleça um plano de carreira
Outra dica é elaborar um plano de carreira indicando para qual direção cada um dos profissionais poderá crescer dentro de determinado período. Além de ser um grande estímulo, ajuda os talentos a identificar e a desenvolver as competências e os comportamentos específicos.
Quando o plano de carreira é implementado, os talentos comprometem-se com o crescimento pessoal e profissional, mesmo que isso signifique fazer cursos fora da empresa, realizar uma graduação ou pós-graduação. Então, é uma grande estratégia.
Com medidas relativamente simples, é possível incentivar o autodesenvolvimento dos profissionais. Não deixe de estimular a liderança pelo exemplo, o feedback e estabelecer um ambiente de trabalho propício ao crescimento.
Os resultados são diversos, como o aprimoramento de habilidades específicas, adaptação às mudanças e aumento da competitividade de toda a empresa.
Você também pode gostar desses artigos
outubro 23, 2024
Como conviver com os perfeccionistas?
outubro 16, 2024
A resistência à mudança das pessoas te enerva
outubro 9, 2024
Como é conviver com uma pessoa prolixa?
outubro 2, 2024
Você já se sentiu intimidado por uma pessoa Dominante?
março 10, 2021
Guia completo da Metodologia DISC
Hugo Freire
Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.