Para atender as demandas do mercado de trabalho, que está em constante mudança, você precisa ser um profissional com todos os conceitos do Cubo de Competências desenvolvidos de acordo com as necessidades do cargo que se pretende ocupar.

O indivíduo mais adequado para uma função é o que sabe claramente quais são as atividades e metas e que possui, assim como os conhecimentos, comportamentos e habilidades exigidos para a posição.

Baseado nessa afirmativa é possível chegar ao modelo do Cubo de Competências, conceito este desenvolvido pela ETALENT por meio da Matemática do Talento. Você pode entender um pouco mais sobre a Matemática do Talento e o Cubo de Competências aqui neste artigo. Ou, você pode assistir este vídeo bem curtinho que explica este conceito:

Mas, resumidamente, essa modelagem nos conduziu a uma evolução do modelo do CHA (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes) e à criação do gráfico tridimensional, capaz de representar o momento do colaborador e as lacunas existentes entre seu perfil individual e a função que ocupa.

O Cubo é composto por Comportamento, Conhecimentos e Habilidades. As habilidades se desenvolvem com o domínio das técnicas específicas e com a prática, levando à maestria. O logo ETALENT, conforme imagem a seguir, surgiu a partir dos três elementos que alicerçam o sucesso das pessoas nas organizações.

Cubo de Competências ETALENT

Como o Cubo de Competências se aplica a mim ou a minha empresa?

Nossa experiência demonstra que um dos maiores impeditivos à obtenção de Atitudes de Alta Performance está na desatenção ao eixo comportamental do Cubo de Competências. E é justamente este aspecto que viemos destacar para você. Desconsiderar os aspectos comportamentais na definição do cargo e na fase de triagem do recrutamento é deixar de lado um dos fatores mais importantes da adequação do profissional ao cargo, o que leva a sérias distorções em todo o processo de Gestão de Pessoas.

Com o perfil comportamental do cargo bem definido, aliado aos conhecimentos e habilidades necessárias para a função, e com gestores devidamente capacitados é possível melhorar as ações de atração, gerenciamento e retenção de pessoal. Com um olhar mais estratégico a respeito das pessoas, é possível observar uma evolução nas áreas de Recursos Humanos na utilização de alguns métodos para aplicação do perfil comportamental, Porém, esta aplicação ainda está aquém de todo potencial do desenvolvimento de pessoas.

E considerar o fator comportamental em seu processo de desenvolvimento pessoal pode ser o grande diferencial que trará destaque não só para sua empresa, como em sua carreira e futuro. Principalmente porque o aperfeiçoamento comportamental demanda mais tempo, pois trata-se do  jeito com que lidamos e respondemos ações e/ou emoções, sejam elas de natureza externa ou interna, e leva em consideração características pessoais de cada indivíduo.

A partir dos estudos que formaram a Metodologia DISC, a ETALENT se propõe a ajudar as empresas e pessoas no processo de autoconhecimento e autodesenvolvimento. Entendemos que o aspecto comportamental de um profissional é, ao mesmo tempo fundamental e complexo, exigindo maior esforço para chegar à situação desejada. Com as pessoas compreendendo o valor do seu perfil comportamental, é possível desenvolver um caminho mais ecológico para a humanidade.

Isso não significa que se deva ignorar a importância do conhecimento formal, científico, acadêmico, assim como uma leitura crítica e social do mundo em que vivemos. Para se destacar no mercado e alcançar atitudes de alta performance é necessário sim investir na própria formação educacional. O que enfatizamos aqui é que o processo de transformação exige mais tempo e dedicação no processo de educação do comportamento, adequando-o ao trabalho que buscamos exercer, assim como também deve ser feito com os conhecimentos e habilidades.

Cubo de Competências

Comportamento envolve hábitos, crenças sobre si mesmo e sobre os outros. É necessário se questionar e estar realmente disposto a mudar. É mais difícil que adquirir novos conhecimentos, no entanto, um profissional que investe em seu comportamento colherá cada vez mais os frutos no mercado de trabalho moderno.

Se você está na dúvida de por onde começar, nós oferecemos uma solução online de um processo de coach auto guiado que pode ser aplicada para uso pessoal, ou mesmo para o desenvolvimento de equipes. Trata-se do MyEtalent. Ele está disponível em nossa loja e possui 5 módulos para reflexão e autoconhecimento.


 

 


Hugo Freire

Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.

Todos os posts do autor