Recomendo fortemente a leitura da matéria da revista EXAME (Edição 1180, de 06/03/2019), A Reinvenção da Microsoft, sob a liderança do indiano Satya Nadella.
A reportagem aborda como a Microsoft ultrapassou a Apple em valor de mercado no mundo, num renascimento como poucas grandes empresas conseguem realizar. Como?
Com uma mudança sensível de mentalidade, humildade para aprender e reinventar-se, abandonar a arrogância, manter os valores ao mesmo tempo em que inova em propósito, foco, processos e produtos.
E isso significa mudar a cultura, ou seja, mudar comportamentos.
Sentido de propósito
Um trecho da entrevista de Nadella, o CEO que substituiu Steve Ballmer, é particularmente interessante:
EXAME: Por que a Microsoft precisava recuperar seu sentido de propósito?
NADELLA: Gosto de estudar o que faz as instituições durar no tempo. E, toda vez que penso sobre isso, vejo que as empresas mais duradouras têm a capacidade de manter seus valores e, ao mesmo tempo, questionar o status quo. A habilidade de fazer essas duas coisas é o que constrói a força de uma instituição.
Manter valores não se trata, aqui, de uma referência a tradições ultrapassadas, ou velhos métodos, mas a conceitos e filosofias de trabalho que podem e devem ser harmonizadas com um espírito questionador e de renovação.
Só com aprendizado contínuo se consegue isso.
Lembre-se ainda que aprender e não fazer é ainda não ter aprendido de fato.
Capacitar pessoas e empresas
Diego Rejtman, diretor da Microsoft Global University Recruiting, divisão que busca estudantes recém-formados no mundo inteiro, diz:
“Aqui, o importante não é que você seja legal. O importante é ajudar os outros a serem legais.”
Reflitamos por um instante o que isso quer dizer: competências socioemocionais, expressas por comportamentos identificados e trabalhados, de forma clara, objetiva e com trilhas bem traçadas de desenvolvimento, são componentes extremamente valorizados no mercado de trabalho de ponta.
E essenciais para organizações que pretendem não apenas sobreviver, mas alcançar novos patamares em excelência e competitividade.
Rejtaman relata também que “Antes, a missão da empresa era colocar um computador em cada mesa e em cada casa”. O objetivo agora é “capacitar pessoas e empresas do mundo a concretizar seu potencial.”
Isso me soa bastante familiar, quando penso no Propósito Transformador Massivo da ETALENT: Alavancar pessoas e organizações através do comportamento.
Estamos no caminho certo. Cabe construí-lo a cada dia, aprendendo, praticando.
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Sidney Frattini
Consultor Master da ETALENT desde 2000. Coach Executivo. Professor da FGV Management. Mestre em Administração pela FGV. Especializado em Recursos Humanos e Desenvolvimento Comportamental.