Guia Completo Metodologia DISC

O mercado de trabalho vem exigindo que as empresas, cada vez mais, conheçam seus colaboradores. Identificar líderes e o ponto forte de cada membro da equipe, ao mesmo tempo em que se procura afastar as fraquezas desses indivíduos, é cada vez mais necessário para o sucesso da empresa. Nesse contexto, é preciso conhecer o que é assessment.

Esse método utiliza a própria política da organização, aliada a sistemas e práticas que visam fornecer informações para planejar, produzir, implementar, gerenciar e treinar o capital humano da empresa.

Continue a leitura e conheça mais sobre esse recurso, sua importância e seus benefícios. Acompanhe!

O que é assessment?

Você deve saber o que é assessment quando deseja conhecer profundamente o perfil dos seus colaboradores. O termo, em inglês, significa avaliação. No entanto, quando se trata do ambiente corporativo, diz respeito a gestão profissional.

Nesse contexto, o assessment é um recurso criado para medir competências, conhecer os indivíduos e obter autoconhecimento.

O processo deve ser aplicado por profissionais capacitados que, com o apoio das ferramentas adequadas, avaliam um único colaborador ou toda uma equipe a partir da cultura da empresa. Dessa forma, a organização consegue:

  • estabelecer metas para futuros recrutamentos;
  • avaliar o desempenho dos colaboradores;
  • criar planos de carreira;
  • medir o clima organizacional;
  • fazer com que o colaborador perceba seus pontos fortes e o que deve melhor.

Quais os diferentes tipos?

O assessment pode ser utilizado em várias situações. Entre elas, podemos citar o planejamento de carreira, sucessão de cargos, retenção de talentos, seleção de novos colaboradores, identificação de falhas nos processos internos da empresa e promoção do autoconhecimento.

Dentro dessas possibilidades, para atingir os objetivos desejados, o assessment se divide em algumas categorias. Conheça algumas delas abaixo:

  • assessment pessoal: busca traçar as características intelectuais dos colaboradores, contribuindo para que o RH identifique quais membros da equipe estão aptos a desempenhar determinadas funções;
  • assessment cultural: procura trabalhar com os anseios de candidatos e colaboradores, como forma de avaliar se a contratação está alinhada aos objetivos da empresa e se a organização é capaz de atender às expectativas desse profissional;
  • assessment para desempenho: mede a produtividade do profissional, considerando suas características pessoais;
  • coaching assessment: o coaching busca promover o engajamento e o desenvolvimento do colaborador por meio da sua própria força de vontade, minimizando pontos fracos e fortalecendo qualidades.

Qual a importância para a organização?

Como o assessment é usado para melhorar a rotina diária da empresa por meio da força de trabalho, suas vantagens estão relacionadas com:

  • aumento da produtividade,
  • melhoria do relacionamento interpessoal,
  • promoção do diálogo entre líderes, equipes e colegas de trabalho,
  • diminuição da rotatividade e
  • custos de contratação.

Quanto mais profunda for a análise realizada sobre esses colaboradores, mais potentes serão os efeitos gerados pela adoção desse recurso.

Ou seja, o assessment acaba se tornando um elemento de grande importância para obter resultados positivos por meio do capital humano.

Agora que você já sabe o que é assessment, que tal investir nesse processo e obter o melhor desempenho dos seus funcionários e assim expandir seus resultados?

Saiba mais sobre o nosso programa de assessment. Veja outras informações sobre esta nossa solução.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário: