Quando somos crianças, tudo o que desejamos se torna bem mais simples do que parece. Os sonhos não têm limites porque não imaginamos barreiras, obstáculos, não criamos desculpas para não realizar o que queremos. Apenas sonhamos. E, como crianças, acreditamos que todos os nossos desejos podem se tornar realidade facilmente.
O foguete do João alcança a Lua, roda o espaço e cria uma nova sociedade em Marte. Os desenhos coloridos da Maria viram obras de artes em uma exposição no Louvre. A menina que canta no banheiro cria uma banda de rock e roda pelo mundo com sua turnê. E o casalzinho apaixonado do recreio se casa, tem dois filhos e um cachorro.
Nossa imaginação na infância é muito fértil. E é interessante avaliar como muito de nossos sonhos de criança permanecem conosco – mesmo que congelados – por grande parte da nossa vida. Crescemos, criamos uma vida profissional, formamos família. Mas, quase sempre, esquecemos que, na verdade, a gente queria ser astronauta. Queria ser jogador de futebol, bailarina, ter uma banda e saltar de paraquedas. Queria inventar algo novo.
Em nossa vida de adultos é possível identificar algumas concretizações dos nossos sonhos de criança. Por motivos diversos, eles nem sempre são da mesma forma que imaginamos com o pensamento infantil sem maldade e sem muita noção do mundo de “gente grande”. Mas a experiência de vida nos ajuda a moldar nossos desejos e anseios e adaptar nossos sonhos à realidade.
Sim, é possível realizar – quando adultos – sonhos de criança. Basta que tenhamos em mente sempre uma pergunta básica, que remete à essência de cada um: “O que eu quero ser quando crescer?”. Por mais que o ser humano evolua e cresça ao longo da vida, as raízes criadas durante a infância podem ter grandes e precisos reflexos em nossa maturidade e podem nos ajudar a nos conhecer melhor.
E você, o que quer ser quando crescer?
Por Jorge Matos, Presidente da ETALENT
Você também pode gostar desses artigos


Hugo Freire
Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.