Quando o jovem pensa em sua vida profissional, sempre tem um fantasma que o acompanha de perto: a insegurança. Seja na escola, ao escolher o que cursar na faculdade e até mesmo no início da carreira, onde estão os estagiários e trainees, a insegurança está sempre lá.

Mas e aí, será que continuar fugindo desses medos é a solução ou o melhor é partir para o ataque e enfrentar as dificuldades? Para essa situação de tantas incertezas, temos algumas dicas simples, mas preciosas, que podem dar uma força nesse momento:

“Conhece-te a ti mesmo”:

Sim, Sócrates tinha razão. Para quem quer começar qualquer coisa, o autoconhecimento é sempre o primeiro passo.  Mas autoconhecimento não é algo muito abstrato, um tanto quanto profundo? Bom, isso vai depender de como você vai trabalhá-lo. Seja simples e prático: descubra o que gosta de fazer, o que lhe inspira de verdade e, principalmente, qual é o seu Talento (nessa parte, você pode ter uma ajudinha aqui).

Defina seus projetos pessoais:

Pode parecer algo longo e trabalhoso, mas saber quais são os seus verdadeiros sonhos é algo fundamental. São eles que vão lhe impulsionar a trabalhar motivado e dar o seu melhor para alcançar o que busca. Defina pequenas metas para chegar lá e acredite no seu potencial.

Meça a felicidade:

Independente de idade, todo mundo quer ser feliz. No entanto, é preciso tomar cuidado com alguns parâmetros equivocados que muitas vezes usamos para medir a felicidade. Mensurá-la  a partir da dezena de milhares de reais no contra-cheque pode ser uma aspiração profissional, mas não significa necessariamente que isso vai tornar você feliz.

Faça a diferença:

Um fator que sempre motiva as pessoas de grande talento é a sua busca em deixar a própria marca no mundo. Para elas, a independência financeira e as realizações pessoais não são tudo. É preciso que venham acompanhadas de um legado deixado para a humanidade.
Isso não quer dizer que você tenha de se cobrar todos os dias em ser o primeiro a pisar em Marte ou inventar a cura para uma doença. Claro que a segunda ideia ajudaria muita gente, mas se você conseguir ajudar as pessoas de outras formas, ainda que em menor escala, já terá deixado as coisas a sua volta melhor do que as encontrou.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Como encontrar o melhor candidato para sua vaga | Ebook Grátis
Ebook Gratuito Dinâmicas de Grupo