Na hora de montar seu time, as organizações buscam pessoas que sejam capazes de trazer os melhores resultados ao realizar suas funções. No entanto, alguns saem em busca de perfis e estilos profissionais que estão “na moda” e acabam errando na hora de agregar novos Talentos para suas empresas.

Não é raro ouvir por aí que todo funcionário deve ter “espírito empreendedor”, que precisa sair da “zona de conforto”, que deve ter um comportamento que priorize resultados, mas que ao mesmo tempo seja extremamente habilidoso ao lidar com pessoas. Afinal, está se buscando um colaborador ou um super-homem?

Cada Talento, cada perfil comportamental dentro dos fatores da Metodologia DISC apresenta uma série de aspectos positivos e negativos, que devem ser levados em consideração quando um gestor pretende trazer um novo colaborador para compor sua equipe. Desenhar um cargo exige a compreensão de que um profissional de alta performance é composto por conhecimentos, comportamentos e habilidades. Espera-se de quem atua com gestão de pessoas, que identifique e respeite as qualidades e diferenças nos diversos perfis comportamentais presentes no mercado.

Quem desconhece a importância do comportamento adequado como um fator decisivo na escolha de um profissional pode acabar se frustrando na busca de alguém que, teoricamente sabe executar e lidar com tudo, mas que na prática pode não ter de fato esse domínio, além de não ser necessariamente a pessoa certa para ocupar aquela função. É necessário estudar, entender as reais necessidades da organização e a importância da vaga que se deseja preencher dentro do processo organizacional, para que ele seja mais produtivo e voltado a resultados sustentáveis.

Não acredite em profissionais perfeitos, fórmulas mágicas, estilos exóticos ou pessoas que se comprometem a realizar tarefas das mais diversas com um mesmo grau de profundidade em todas elas. É mais prudente investir em educação comportamental e gestão de Talentos do que desperdiçar recursos em um processo seletivo que pode gerar gastos desnecessários e decepções para todos.

yuri_esteves

Por Yuri Esteves

É Publicitário e atua como Assistente de Marketing na ETALENT. Acredita nas grandes ideias como forma de transformar a realidade.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Como encontrar o melhor candidato para sua vaga | Ebook Grátis