“Todos nós temos talentos diferentes, mas todos nós gostaríamos de
ter iguais oportunidades para desenvolver os nossos talentos.”
John Kennedy

 

O cenário socioeconômico mundial gerado pelo novo coronavírus vem se mostrado um desafio sem precedentes para famílias, empresas e países. A COVID-19 nos trouxe a necessidade do isolamento físico e a exigência de nos mantermos produtivos e relevantes.

A ação rápida e assertiva das lideranças é de vital importância para o direcionamento da equipe, de modo que todos consigam realizar seu trabalho nesse novo contexto.

Os desafios agora são gerir bem o tempo, executar bem as tarefas e manter uma comunicação fluida com sua equipe e liderança. Mais do que nunca, o líder tem que se fazer presente, garantir que o fluxo da informação aconteça com o menor atrito possível e que todos consigam trabalhar como se estivessem em seu ambiente habitual.

Ninguém estava preparado para essa guerra invisível. 

O trabalho remoto já vinha sendo implementado em algumas empresas. Agora, essa transição foi acelerada
pela pandemia.

Exigência de maior capacidade de gestão da performance em home office. Aumento do número de reuniões. Dificuldade de integração entre as áreas. Pouca sinergia entre os profissionais. Hoje, este são alguns dos problemas que mais preocupam os CEOs e Presidentes, que necessitam garantir a manutenção do negócio no enfrentamento à COVID-19.

Sabe-se que cada equipe possui seus traços únicos, levando em conta que é composta por diferentes colaboradores com diferentes comportamentos, conhecimentos e habilidades. Essa heterogeneidade é o que permite a criação de forças-tarefas para resolução de problemas complexos, enfrentados diariamente pelas organizações. Cabe aos gestores conhecerem e trabalharem os pontos fortes das suas equipes e direcioná-los, mantendo sua atenção no comportamento, ajudando seus liderados a ajustarem o mindset e, finalmente, executarem as ações correspondentes.

O posicionamento da ETALENT

Há décadas, a ETALENT oferece soluções em planejamento, gestão da mudança, recursos humanos, educação executiva e autoconhecimento. Neste momento, focamos nossos esforços em ampliar soluções estratégicas de
reposicionamento das empresas e de apoio na reestruturação do papel das lideranças, através de plataformas, treinamentos e consultoria, visando a alcançar resultados de alta performance.

Partimos do princípio de que cada gestor é único, assim como cada equipe.

A partir de levantamentos com nossos clientes e equipe (composta por profissionais com ampla
experiência no mercado, atentos aos desafios que a gestão do talento apresenta e, em especial, nos momentos de crise), criamos o programa LIDERANÇA PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL, composto por conteúdos EAD + webinar + plataforma de gestão, para identificar junto aos líderes a estratégia que melhor se adequa à realidade da sua equipe de forma customizada, auxiliando gestores e equipes a passarem por esse momento de crise fortalecendo o processo da liderança e a comunicação.

Sabemos que o talento é a chave essencial em cada negócio, e não seria diferente nesse momento. Pessoas fazem as organizações e, juntas, elas têm o necessário para romper barreiras e superar crises. E, neste momento, reter os melhores talentos da sua organização é o objetivo número um do RH estratégico e de todos os líderes.

As empresas que conseguirem se posicionar estrategicamente agora descartarão a posição de vítimas das mudanças externas, se tornando protagonistas do próprio futuro. Compreender o cenário atual e se ajustar rapidamente a essas mudanças significa transformar dificuldades em oportunidades.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário: