Quando falamos no mercado de trabalho não há como não pensar na crise econômica que está afetando todas as empresas. Por isso, podemos dizer que é um privilégio ter e conseguir manter um bom emprego. A pergunta que não quer calar é: para ser bem sucedido é necessário ter apenas a qualificação profissional?

Sabemos que ter um diploma é um dos critérios fundamentais para o preenchimento de determinadas vagas. Mas será que somente isso é suficiente para garantir o seu futuro? Com esse post, vamos esclarecer essa dúvida! Confira!

Muito mais do que a qualificação profissional

A qualificação profissional é fundamental mas, para ser bem sucedido na carreira é necessário ir além:

  • ter cursos complementares;
  • dominar outros idiomas;
  • estar sempre em busca de inovações em sua área;
  • ter experiência;
  • ter comportamentos, habilidades e competências que são imprescindíveis para preencher uma determinada vaga.

Por exemplo, em um processo seletivo, uma pessoa pode ser formada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas e concorrer a um cargo para ser assessor de imprensa.

Contudo, de nada vai adiantar ser formada se ela não tiver habilidades para o cargo, como por exemplo, ser organizada, ter uma boa comunicação, saber se relacionar bem com as pessoas, ter bom discernimento para negociação e ser prestativa.

Experiência é fundamental

O mercado de trabalho demanda por mão de obra qualificada. Muitos finalizam uma faculdade mas não possuem uma carreira sólida com experiência no ramo. Então, pense bem: entre duas pessoas formadas concorrendo o mesmo cargo, é ideal contratar quem já tem experiência ou quem nunca trabalhou na área? Ter experiência na área é uma segurança para a empresa de que você não tem apenas um diploma, você sabe o que está fazendo.

Principalmente pelo fato de que as empresas não possuem mais tempo para treinar os funcionários e os inexperientes demoram mais tempo para realizar as suas atividades.

Networking é um canal para ser bem sucedido

Ter um bom networking é fundamental, ou seja, ter uma boa rede de relacionamentos, uma boa rede de contatos, conhecer as pessoas certas que possam indicar e fazer uma referência positiva.

Ter uma boa rede de contatos significa que a pessoa tem uma boa capacidade de comunicação, sabe se relacionar, tem bons relacionamentos interpessoais e sabe se aproximar das pessoas. Essas características são fundamentais no ambiente corporativo.

Boas competências e comportamento adequado também são necessários

Um bom profissional precisa ter algumas competências e comportamentos que são fundamentais para a solidificação de sua carreira. Como por exemplo:

  • ser proativo;
  • saber se comunicar com todos;
  • ser comprometido;
  • saber estabelecer metas e cumpri-las;
  • ser criativo;
  • saber tomar boas decisões;
  • ter autoconhecimento;
  • ter em mente um bom plano de carreira;
  • ter a capacidade de desenvolver habilidades;
  • saber trabalhar em equipe;
  • ter inteligência emocional.

Com esse post você aprendeu que a qualificação profissional é importante para conseguir uma boa posição no mercado de trabalho, mas não é o único critério que importa na hora da contratação. Gostou do nosso conteúdo? Então nos siga nas redes sociais para se manter bem informado!

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