Processos seletivos são extremamente importantes, tanto para os candidatos que buscam uma nova oportunidade quanto para a empresa que procura um profissional para agregar e crescer junto.

Devido à grande expectativa que um recrutamento carrega, preparamos este artigo para que você conheça o que é considerado coerente e que pode fazer a diferença em um processo seletivo. Confira:

Ética em todo o processo

A ética é um requisito fundamental dentro de uma rotina de trabalho e deve ser valorizada também pelos candidatos e recrutadores durante os processos seletivos.

O respeito e a empatia são as bases de um processo seletivo ético. Nunca se esqueça de que diante do recrutador está uma pessoa com expectativas e sentimentos. Na entrevista, por exemplo, ouça atentamente e descarte perguntas invasivas. Acima de tudo, trate os candidatos com educação e respeito, procurando deixá-los à vontade para mostrar seu potencial.

Estruturar processos éticos pode trazer alguns benefícios como o fortalecimento da reputação da empresa e dos profissionais envolvidos, que ficam conhecidos por valorizarem e tratarem corretamente os candidatos.

Nesse caso, estamos falando do conceito de employer branding – traduzido como marca empregadora -, que consiste em trabalhar e promover a imagem da empresa para os públicos interno e externo. Além dessa vantagem, a contratação se torna mais confiável e assertiva.

Transparência com os envolvidos

A comunicação e a transparência são essenciais durante todas as etapas de um processo seletivo. São tão importantes que devem ser praticadas, inclusive, com aqueles que não foram selecionados.

A negativa de uma empresa pode trazer algum aprendizado ao candidato ou simplesmente representar uma experiência ruim na vida desse indivíduo. Tudo vai depender da forma como a organização dá o retorno do processo ao interessado.

O feedback aos que não forem selecionados é uma boa maneira de uma pessoa conhecer os seus pontos positivos, pontos a melhorar e desenvolver os pontos de atenção. Isso também demonstra o cuidado da empresa com todos aqueles que disponibilizaram o seu tempo a ela.

Outros aspectos que fazem a diferença

Além do conhecimento técnico, é importante considerar aspectos como integridade, honestidade, valores e características comportamentais na hora de contratar.

O cofundador da Visa, Dee Hock, tem uma frase que explicita exatamente essa ideia:

“Contrate e promova primeiro com base na integridade; em segundo na motivação; em terceiro na capacidade; em quarto na compreensão; em quinto no conhecimento e por último no currículo”.

Na hora da contratação, múltiplos fatores devem ser levados em conta pelos recrutadores. É muito importante que o profissional contratado se identifique com os objetivos da empresa, tenha o seu perfil comportamental alinhado ao perfil comportamental do cargo que vai exercer e esteja disposto a crescer com ela.

Dessa forma, as chamadas características de base podem nortear uma boa seleção. Listamos aqui algumas delas:

  • honestidade;
  • ética;
  • capacidade de enxergar e escutar;
  • coerência entre fala e ações;
  • empatia;
  • paciência.

Agora que você já sabe quais são as principais características que tornam um processo seletivo mais justo, coerente e assertivo, fique atento a todos esses aspectos para não cometer erros. A ETALENT pode ajudar você a conquistar o melhor time para a sua empresa. Entre em contato com a gente agora mesmo!

Comentários