O ritmo, em qualquer atividade que se desenvolva, é quem vai definir se você vai ter fôlego para chegar até o fim do empreendimento com sucesso ou vai morrer na praia.

Energia é como o ar. Precisa dosar a utilização para chegar até o final.

Vivemos o tempo da velocidade da mudança. Isso significa que cada vez mais informações, novidades e conhecimentos estão sendo jogados no mercado e disponibilizados para quem estiver interessado.

Não significa que a nossa estrutura física, mental e emocional tenha condições de absorver, processar e fazer uso de tudo que está acontecendo na mesma velocidade.

Quanto maior a quantidade de opções, mais seletivos e mais assertivos devemos ser.

Nosso organismo tem limitações. A energia e a respiração sofrem alterações dramáticas, por conta dos sentimentos mal administrados. A ansiedade, o medo e a impaciência reduzem ou aceleram movimentos, enrijecendo a musculatura pela tensão ou dispersando a atuação pela pressa.

Cada temperamento tem suas formas de lidar com o ritmo e de dosar sua energia, pois cada um tem sua própria quantidade de energia e de excitação.

Mudar de ritmo o tempo todo, em nome da velocidade da mudança, gera estresse.

A rotina tem um papel importante em nossa vida. Evita o estresse porque evita que o cérebro tenha que se rearrumar a cada mudança que fazemos, tendo que lidar com tudo que cada situação envolve.

Portanto, encontre seu ritmo. Só assim você poderá desfrutar da música de fundo que toca o tempo inteiro em sua vida e você nem sequer a ouve!

Vânia Portela

Por Vânia Portela
Sócia da Portela & Cavalcanti – Gestão Estratégica de Pessoas & Coaching. Psicóloga clínica e palestrante, com 33 anos de experiência em programas de mudança, desenvolvimento pessoal e comportamental. Possui especialização em Dinâmica de Grupos, Psicoterapia da Família, Análise Transacional, Pós-Graduação em Psicologia da Família, Neurolinguística e Bioenergética, entre outros.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Como encontrar o melhor candidato para sua vaga | Ebook Grátis