Não existem pessoas erradas, mas existem pessoas ocupando lugares errados. Isso porque cada pessoa tem habilidades naturais e, para cada função, há um conjunto de competências com o qual os profissionais tendem a ter maior sucesso.
Considerar as competências comportamentais nas atividades profissionais aproxima as pessoas do sucesso.
Entretanto, muitas vezes, não há alinhamento entre o talento da pessoa e o cargo que ela ocupa. No mercado de trabalho, temos muitos profissionais excelentes, que não estão realizando suas atividades com a devida maestria por não terem o seu comportamento levado em consideração quando são contratados ou realocados.
Imagine uma pessoa que calça 42 tentar usar um sapato tamanho 36? Ainda que isso fosse possível, seria completamente desconfortável. É assim também no ambiente de trabalho.
Um profissional comunicativo trabalhando o dia todo com planilhas no computador, possivelmente, perderá a motivação. Por mais que ele se esforce e seja responsável, jamais se sairá tão bem quanto se estivesse em contato com o público.
Usamos a expressão “a pessoa certa no lugar certo” quando há sintonia entre o perfil comportamental do profissional e o cargo que ocupa. Ao agir de acordo com sua natureza, o profissional tende a desempenhar suas tarefas com mais competência, fluidez e satisfação.
Se você ou sua equipe se sentem infelizes ou desmotivados na função que executam, é sinal de que há desperdício de tempo e talentos, e aumento das chances de desgaste, de estresse e até mesmo de doenças físicas e psicológicas.
Para os indivíduos serem felizes e bem-sucedidos, o melhor caminho é seguir a trilha verde da ecologia humana, conceito que explicamos aqui no nosso blog.
A ETALENT oferece diversas soluções que ajudam pessoas e empresas a trilharem um caminho ecologicamente humano, saudável e rentável. Uma delas é a formação DISC ESSENTIA, que ensina tudo sobre a gestão comportamental de pessoas.
Identificar as competências e o potencial de cada profissional e impulsionar o match perfeito com os cargos é o caminho para conquistar os melhores resultados, sem perder de vista a satisfação e o bem-estar.
Seja uma empresa que cura, coloque as pessoas certas nos lugares certos!
Você também pode gostar desses artigos
outubro 23, 2024
Como conviver com os perfeccionistas?
outubro 16, 2024
A resistência à mudança das pessoas te enerva
outubro 9, 2024
Como é conviver com uma pessoa prolixa?
outubro 2, 2024
Você já se sentiu intimidado por uma pessoa Dominante?
março 10, 2021
Guia completo da Metodologia DISC
Jorge Matos
Presidente da ETALENT, empresa de tecnologia especializada na gestão da mudança pessoal e educação do comportamento. Formado em Administração e Mestre em Gestão de Negócios pelo ISCTE, foi professor da FGV e é autor dos livros Talento para a Vida e Talento Brasileiro.