Então é Natal e o que você fez?… Certeza que você já ouviu ou viu esse trecho de música por aí, nem que seja em um meme da internet.

Chegou aquele momento em que a maioria das pessoas está animada pensando nas festas de final de ano, em ver os amigos e unir a família.

Mas, além dessa agitação toda, vem aquele sentimento de querer refletir sobre o ano que passou: metas, desafios, conquistas e fracassos. 

Renovar as esperanças faz parte para que tenhamos mais motivação para encarar os desafios que se apresentarão no próximo ano.

Fazer um planejamento, desenhar novas metas e resoluções para um novo ano envolve pensar bastante como você se comportou no ano anterior. 

Será que você conseguiu cumprir a maior parte das coisas que se propôs para esse ano ou esqueceu vários itens dessa lista? Listamos 5 dicas para que você estruture sua lista de propósitos para o próximo ano.

Ah, importante antes de começarmos! Vai aí uma dica bônus para que você não esqueça dos itens da sua lista: 

Anote em um local visível, onde você acorde todo dia e veja, pode ser em post its ou anotar em um quadro que fique aparente para você. Existem algumas dicas no site Pinterest de como criar um painel de visualizações, é uma forma de tornar esse momento divertido e criativo. 

Então lá vai:

1 – Aprender algo novo ou aperfeiçoe algo que você já tem muita habilidade

Nunca é tarde demais para aprender algo novo ou aperfeiçoar uma habilidade que você deixou de lado há tempos porque está envolto na desculpa de que está sem tempo.

Sempre quis aprender a dançar, uma nova língua, realizar um projeto novo no trabalho, quem sabe até fazer aquela faculdade ou uma pós graduação?

Saia da zona de conforto e parta para ação.

2 – Experimentar algo novo

Já que falamos em sair da zona de conforto, porque não pensar em experimentar algo novo?

Pode começar devagar, experimentar uma culinária nova, conhecer novas pessoas, um novo corte de cabelo, participar de uma causa social, no trabalho se propor a um novo desafio.

A desculpa aqui sempre é pensar demais se é o momento, falta coragem ou iniciativa.

Pondere os riscos e vá em frente!

3 – Lugar novo para conhecer

Conhecer novos lugares geralmente está na lista de desejos das pessoas e fica somente na lista mesmo.

Planeje-se, organize, pesquise, fique dentro de suas possibilidades, uma coisa de cada vez. 

Viajar é um investimento pessoal. Absorver uma nova cultura conhecendo um novo lugar não tem preço, tem valor! O que você aprende conhecendo novos lugares ninguém tira de você! 

Sem desculpas de que é caro ou que não conhece o idioma do lugar. No Youtube e Instagram estão cheios de influencers dando dicas super legais para quem gosta de mais conforto até quem está buscando uma aventura.

4 – Hábito novo

Cultive um hábito novo e positivo, esqueça os antigos e negativos.

Criar um novo costume nos dá segurança porque nos faz sentir em um terreno conhecido. Um hábito é interiorizar uma ação de forma natural até o ponto de tornar-se uma atitude espontânea. Essa interiorização estabelece grande esforço porque implica uma mudança de comportamento

É um novo desafio! Coragem!

5 – Proponha-se a pelo menos 3 objetivos maiores em 2020

Esse objetivo deve ser claro, específico, mensurável e exequível.

Pense que aspectos da sua vida estão merecendo mais atenção. Isso é muito pessoal. Concentre-se em 3 metas principais e as demais serão consequência.

Não esqueça de estipular prazos em partes para que você se sinta progredindo. Por último e não menos importante, não se esqueça de revisar as metas.

E então vamos fazer o nosso 2020 acontecer?

Encerro esse último artigo do ano desejando a todos um ano de muito crescimento pessoal e profissional, empatia, prosperidade e que 2020 nos traga muitas surpresas boas.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário: