Não é nenhuma novidade que um funcionário motivado desempenha um excelente trabalho e supera as expectativas da empresa. A gratificação por desempenho é uma das ferramentas que os Recursos Humanos e Relações Públicas utilizam estrategicamente para mantê-los dessa maneira.

No cenário econômico atual, as dificuldades que permeiam a motivação dos funcionários são gigantescas. Por isso, cada vez mais, as empresas adotam novas medidas para que sua produção continue trabalhando com mais eficiência e amor ao seu trabalho.

Você sabe como melhorar os resultados por meio da gratificação por desempenho? Confira algumas dicas em nosso post!

Mantenha a equipe motivada

Em inúmeros casos, a equipe pode estar desmotivada porque os funcionários acreditam que não serão recompensados pelo seu trabalho. Nada mais difícil do que levantar todos os dias, vestir o uniforme e ir trabalhar em um ambiente desagradável, sem chances de reconhecimento e prospecções futuras.

Assim, desmotivado, não há como manter o funcionário muito tempo dentro da empresa, aumentando o absenteísmo e a rotatividade, fazendo com que a empresa não consiga crescer e prosperar.

O primeiro passo de montar um planejamento de gratificação por desempenho é verificar quais são os recursos disponíveis para que haja essa ação. Confira algumas ideias:

  • ingressos para shows, cinema, palestra, teatro;
  • livro, cds, dvds;
  • vale-gás, vale-refeição, vale-alimentação;
  • desconto em curso;
  • bolsa de estudo;
  • cursos;
  • aparelhos eletrodomésticos;
  • viagens.

Preste feedback para estimular os funcionários

Ao final de cada mês chame os seus funcionários, em particular, para prestar um feedback, conversando sobre como foi o mês, fazendo com que ele próprio identifique os seus erros e acertos com relação ao alcance de suas metas e objetivos.

Nesse caso a transparência é importante, portanto, nos casos negativos, procurem refletir juntos, com a comunicação de mão-dupla sobre o que poderá ser feito para que os erros não sejam cometidos novamente no próximo mês. Em caso positivo, ofereça uma gratificação pelo bom desempenho, como forma de recompensa pelo excelente serviço prestado e estímulo para continuar focado.

Se você não tiver essa conversa aberta com seus funcionários, de nada adiantará oferecer gratificações, pois elas perderão o sentido.

Envolva a equipe na tomada de decisões

Nada melhor do que envolver a sua equipe na tomada de decisões. Isso faz com que eles se sintam parte de um time, sabendo que a sua opinião é muito importante.

Além de desenvolver novas ideias, faz com que os funcionários vejam que há um futuro dentro da organização, sabendo que quanto mais eles se dedicarem para encontrar soluções com a finalidade de evitar os possíveis problemas, mais eles serão recompensados.

Para manter os funcionários motivados, eles precisam sentir que fazem parte de um todo, e não de um setor isolado e mecanicista. O estímulo da equipe se dá por meio dessas pequenas ações que são realizadas diariamente. Nesse caso, ofereça a gratificação para as ideias que se destacarem, para que eles se sintam motivados, cada vez mais, a desenvolver novas ideias.

Montar um planejamento de gratificação por desempenho é uma excelente ferramenta para manter os funcionários motivados, fazendo com que a empresa cresça e de destaque no cenário econômico. O que você achou do nosso post? Siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Como encontrar o melhor candidato para sua vaga | Ebook Grátis