Há uma grande diferença entre aqueles que sabem e não fazem, e aqueles que sabem e fazem. Pode-se dizer que é a diferença entre um menino e um homem. Da imaturidade para a maturidade. Da pobreza para a riqueza. Saber fazer é colocar as coisas na prática, é transformar, é realizar, criar riqueza, inovar.

A maioria das pessoas, frequentemente, não iniciam seus processos de aprendizagem, da busca do novo. Na prática, isso é um reflexo da preguiça, da falta de acesso ou, pior do que isso, do medo da luz. Pessoas se escondem na ignorância pelo medo.

Abraham Lincoln, talvez o mais importante presidente americano, conseguiu acabar a guerra civil e transformar os Estados Unidos numa nação. Ele era uma dessas pessoas que sabem e fazem. Entre os seus muitos pensamentos:

Não criarás a prosperidade se desestimulares a poupança.

Não fortalecerás os fracos se enfraqueceres os fortes.

Não ajudarás o assalariado se arruinares aqueles que o pagam.

Não estimularás a fraternidade humana se alimentares o ódio de classes.

Não ajudarás os pobres se eliminares os ricos.

Não poderás criar estabilidade permanente baseada em dinheiro emprestado.

Não evitarás dificuldade se gastares mais do que ganhas.

Não fortalecerás a dignidade e o ânimo se subtraíres ao homem a iniciativa e a liberdade.

Não poderás ajudar os homens de maneira permanente se fizeres por eles aquilo que eles podem e devem fazer por si próprios

Desde pequeno sempre fui um apreciador desse homem que teve uma história magnífica e tenho me perguntado se posso fazer alguma diferença no mundo. E sei que para ter qualquer chance, tenho que SABER FAZER. Também tenho tentado trilhar minha própria vida a partir de alguns pensamentos dele.

E você, de que forma tem dado sua contribuição ao mundo? Você tem feito com maestria o que lhe é proposto ou prefere ser somente um espectador em vez de um agente de transformação?

Pense nisso!

Por Jorge Matos, Presidente da ETALENT

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Como encontrar o melhor candidato para sua vaga | Ebook Grátis