Há diversos benefícios em reter talentos na empresa, por exemplo, o aumento da competitividade do negócio e a redução de custos com o processo de demissão. Entretanto, manter profissionais no quadro de trabalho é um desafio cada vez maior.
Os bons profissionais estão sempre querendo encontrar e “encarar” novos desafios, e se a empresa não for capaz de proporcionar isso a eles, dificilmente conseguirá mantê-los. Além disso, precisam de um propósito maior e que dê sentido ao que é feito.
Neste artigo, reunimos uma série de informações sobre o assunto e dicas de como reter talentos em sua empresa. Por isso, continue a leitura e fique por dentro do tema. Boa leitura!
1. Conheça o perfil comportamental dos colaboradores
Uma das mais importantes dicas é conhecer o perfil comportamental dos funcionários, assim poderá tratá-los com a singularidade que merecem. Nem todos apresentam as mesmas necessidades e motivam-se com os mesmos estímulos.
Uma das ferramentas mais utilizadas para isso é a metodologia DISC, que analisa quatro fatores comportamentais: dominância, influência, estabilidade e conformidade. Assim, ela possibilita entender melhor quem é o colaborador e o que o motiva, por exemplo.
2. Gere um propósito maior para reter talentos
Se antes a ideia do lucro como objetivo final era comum, hoje causa muita estranheza aos jovens talentos. A verdade é que o foco excessivo no lucro acaba por gerar o não lucro, pois desgasta relações e afasta os maiores talentos. Então, tenha um propósito!
Segundo pesquisa da PwC, funcionários que têm uma conexão forte com o propósito do seu empregador são até 5,2 vezes mais propensos a permanecer na empresa. Desse modo, conseguirá manter os melhores profissionais em longo prazo.
3. Proporcione crescimento na empresa
Mais importante do que ganhar dinheiro em uma função é construir uma carreira na empresa. Os talentos querem escalar cargos, encarar novos desafios e crescer cada vez mais. Quando não veem essa oportunidade, muitos abandonam a empresa.
Para tanto, uma das medidas mais úteis ainda é o plano de carreira – um documento que descreve os cargos que podem ser alcançados por profissional na empresa, desde que tenham certo tempo de “casa”, alcancem metas específicas e desenvolvam novas habilidades. Assim, empregado e empregador saem beneficiados.
4. Estabeleça uma comunicação eficaz
O diálogo é um dos elementos mais importantes para manter o bom clima de trabalho e evitar a evasão de profissionais acima da média. Quando não há diálogo, no entanto, os erros são frequentes e a qualidade com que tudo é feito é menor.
Nesse sentido, o líder deve se preocupar em estabelecer um diálogo claro e eficaz com seus subordinados, cascateando as informações certas e tornando-se mais acessível ao time. Como resultado, terá maior engajamento das equipes.
5. Estabeleça metas reais e alcançáveis
Boas metas funcionam como uma bússola e ajudam no direcionamento da empresa e dos profissionais, indicando o caminho certo a ser seguido. Contudo, metas complexas e impossíveis de serem atingidas têm efeito oposto, desmotivando a todos.
Para criar boas metas e reter talentos, o primeiro passo é construí-las com base em dados reais – assim, elas podem ser desafiadoras sem tornarem-se impossíveis de alcançar. Além disso, torna-se possível arquitetá-las de maneira quantitativa.
Agora você está por dentro do assunto e entende os segredos para reter talentos em sua empresa, certo?
Aproveite para colocar nossas dicas em prática, criar um propósito grandioso, proporcionar crescimento, estabelecer uma comunicação clara, metas realistas e analisar o perfil comportamental da equipe de trabalho.
Aproveite, também, para continuar aprendendo. Leia nosso outro artigo e saiba por que investir no treinamento e desenvolvimento da sua equipe. Vamos lá!
Você também pode gostar desses artigos


Hugo Freire
Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.